Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 12: 11.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos é falto de juízo” – Pv. 12: 11.

Ser cristão é praticar atos e adotar condutas ensinadas e ditadas por Jesus. Existe a interpretação literal do verso, claro, que nos revela a necessidade de “lavrar a terra” para a obtenção do “pão”, e de mais trabalho, ainda, “para o preparo do pão”, e quem se entrega à “ociosidade”, não tem juízo, nem “pão”. Simples aferir que quem tem um objetivo de vida deve “correr atrás”, se esforçar, “batalhar”, “suar”, empregar corpo, alma e espírito galgando degrau por degrau, até o topo. Nada “cai do céu” e, para se “colher os louros da vitória”, desfrutando das benesses decorrentes, é preciso “pôr a mão na massa”, efetivamente. “Berço de ouro” é para poucos “privilegiados”, que deixam, no entanto, de ter muitas experiências significativas de vida, visto que não têm necessidade de “gastarem-se” em empenho e motivação. É óbvio que isso tudo não reflete um raciocínio fechado, porque há de se levar em conta que as pessoas são únicas, e existem outros fatores, como caráter e índole, que devemos acrescentar no todo que as formam. Porém, a regra do verso é geral, Bíblica, e funciona no mais das vezes.

Além do que já foi dito, para ampliar o nosso raciocínio aqui, podemos adicionar duas situações ou afirmações Bíblicas: “Nem só de pão viverá o homem” e “Há tempo para tudo debaixo do céu”. No primeiro caso fica evidente, ao menos pra mim, que “terra lavrada” é muito mais do que obter “pão”. Nesse sentido, “pão” é tudo aquilo que o homem se interessar e fazer em termos de crescimento, especialmente no que cinge às coisas inerentes ao Reino de Deus. Nesse passo o coração do ser humano é a “terra”, a Palavra de Deus é a “sementeira”, e a “lavra” de nossa responsabilidade (tanto a “terra” como “o trabalho de semeá-la”), sendo o “pão”, finalmente, o “bom tesouro acumulado em nossos corações” – grato resultado do nosso empenho. Quem não fizer essas coisas, é falto de juízo, louco e estulto. É ocioso, e segue os ociosos, que “se unem” em atividades inúteis e sem substância. Não há problema algum em se divertir, rir e “abstrair”, “jogar conversa fora”, nada de errado em se distrair buscando situações e atrações lícitas, a exemplo de viagens, “emoções”, “sensações” e entretenimentos variados, mas fazer só isso, e viver disso e para isso, não traz futuro a ninguém e não produz frutos dignos de vida eterna. O que nos leva à segunda afirmação Bíblica: “Há tempo para tudo debaixo do céu”.

De fato, a vida necessita ser “dosada” em todas as suas múltiplas “facetas”. Toda vida é um “leque” que se abre em inúmeras e infindáveis possibilidades. Contudo, as oportunidades e as escolhas cabem a nós, sempre decidindo entre o bem e o mal, o certo e o errado, o lícito e o ilícito. Opções e mais opções nos são apresentadas no caminho e, geralmente, o ocioso reclama justamente de falta de opções. Mas isso não existe na senda de Deus, que nos limita como quer, segundo entende como o melhor para cada um de nós. Quem nunca ouviu o dito popular que assim preconiza: “Deus dá asas a quem não sabe voar”? Talvez isso até possa ter um fundo de verdade, e em nossas mentes, pensamos “Ahh! Se fosse eu, faria diferente”. Será? Nós somos o que somos pelas experiências que vivemos, e fomos forjados a partir disso. Se não tivéssemos vivido o que efetivamente vivemos, certamente seríamos outras pessoas, que não nós, hoje. Graças a Deus, ora, pelas experiências e obstáculos de nossos caminhos, porque poderíamos ser diferentes do que somos neste exato momento, acaso fôssemos submetidos a outras experiências de vida. Agruras e mazelas todos nós temos, e nem tudo se resolve com poder e dinheiro, por exemplo, a vida humana, que não tem preço, e o Céu, que alcançamos somente por meio de Jesus e de uma vida condigna com Seus preceitos, mesmo com as nossas falhas e imperfeições.

Outra coisa simplória demais, sob minha ótica, é o conformismo. Algo do tipo “isso ou aquilo está nas mãos de Deus”. Ou “Deus tem um plano para sua vida”. Afirmações como estas são típicas de pessoas acomodadas e que não querem fazer valer os dons que Deus lhes deu. É mais fácil assentir com proposições como estas do que ter uma conduta pró-ativa, ainda que omissiva, e fazer algo positivo em prol dos outros e de seus próprios objetivos. Isso é comodismo puro. Nefasto. Impertinente. Deus espera de nós atitudes que nos levem adiante na vida. Pôr em prática a Palavra de Deus. Sim, há momentos em que devemos esperar o agir de Deus, é verdade. Há vezes, é fato, que as pelejas são exclusivamente Dele, e Dele somente. “A nuvem anda, o povo anda”; “a nuvem para, o povo para”. Mas há aqueles que tomam isso como desculpa para deixaram de agir, e se esquivam de suas obrigações. Tudo e todos, nessa vida, estão nas benditas mãos de Deus. E, sim, planos existem, creio eu. Mas se a parte que a cada um de nós cabe não for feita, nada de bom e útil se concretiza; a contento, pelo menos. Deus nos protege? Sim, eu creio nisso. Mas precisamos entender que há partes de nossas vidas que Deus nos comissiona a decidir, e fica só olhando, a ver o que decidimos. Talvez sejam “testes” Dele, não sei. Mas é bom fazer a coisa certa, sempre. Atitude e integridade, em Jesus. Nada falha a partir disso. E a síntese é: façamos aquilo que devemos fazer (o bem), abençoados por Deus. Ócio? Inércia? Jamais! Avante, em Jesus!

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário