Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 26: 7.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Como as pernas do coxo, que pendem frouxas, assim é o provérbio na boca dos tolos” – Pv. 26: 7.

A comparação do Pregador é bastante pertinente, porque em ambas as sentenças do verso existem tanto um fato como uma consequência dele advinda. Sem entendimento o provérbio não tem serventia alguma para a pessoa que o profere. São meras palavras, lançadas ao vento. Podem até se adequar a uma situação específica, mas não alcançam o coração nem o intelecto e a alma de quem delas se serve. Qualquer provérbio que se diga deve ser dito com entendimento e sabedoria. O provérbio é uma frase (ou máxima, dito), curta e sintética, que contém em si mesma, de forma oculta e subjacente, um ensinamento ou verdade. Trata-se, no mais das vezes, de uma advertência ou conselho, cuja elaboração é feita por alguém sábio e com presença de espírito. Aqui o Pregador (Rei Salomão) faz um paralelo (confronto de frases), com vistas a enfatizar sua ideia, porém, algumas vezes, encontramos sentenças com duplo sentido, cuja interpretação literal não nos diz muita coisa. Enfim, qualquer provérbio, seja ele como for, é fruto de uma mente privilegiada, e é composto por uma escrita rica e preciosa.

Feliz aquele que se regala com quaisquer provérbios. E quantos mais, melhor. Se há proveito na leitura e compreensão, bom sinal é, de que as coisas vão bem, tanto na alma como no coração. A pessoa que os entende precisa, no entanto, aplicá-los, e aplicá-los bem, caso contrário, eles não passarão de meras palavras, ditas, lidas ou escritas, pouco importando o modo empregado para a veiculação. Nem sempre é fácil acolher em nós mesmos a essência prática de um provérbio, mas é a partir daqui que nós nos socorremos do Senhor, pedindo a Ele ajuda e sabedoria. Ninguém é perfeito, nem nunca será, logo, os provérbios apontam falhas no comportamento do ser humano, e é isso que nós aprendemos, ou deveríamos aprender, ao menos. Se pudermos corrigir as nossas condutas equivocadas, a partir deles, dos provérbios, significa dizer que nós conseguimos atingir um patamar de vida que certamente agrada ao Senhor. E nada há de melhor nesta vida do que agradar a Deus, não? Aqueles que O adoram bem sabem que sim, por gratidão e puro amor a Deus Pai.

Podemos tomar os provérbios como sinônimos de sabedoria. Cada qual é um extrato específico e pequena parcela da vasta e inesgotável sabedoria de Deus. Tudo vem de Deus, portanto, e a Bíblia Sagrada nos ensina que quem quiser e desejar ter acesso à sabedoria de Deus, deve simplesmente pedi-la a Ele. Basta pedir. O tolo não pede a sabedoria a Deus, ele a ouve em alguma circunstância, e apenas a repete dentro de algum contexto. Ou quando julga o próximo abertamente, com estardalhaço, para humilhá-lo ou diminuí-lo, mas ele mesmo não se submete ao provérbio. Vi isso acontecer várias vezes, e são situações que causam repulsa, pena. O provérbio no coração do sábio é empregado em silêncio, a si mesmo, ou quando este procura o bem do próximo e o aconselha em particular, sem alarde, com critério, discrição e respeito. A Palavra de Deus nos diz, entretanto, que não devemos repreender o tolo, porque nele o provérbio não tem efeito e eficácia: há um bloqueio no tolo (de caráter, de índole, de inteligência, talvez…) que o impede de tirar proveito disso. Contudo, o provérbio na boca do são (em seu coração e em sua alma) o impele a andar com firmeza, confiante e sempre adiante, nada o detém: suas pernas são firmes e não titubeiam, em Jesus. Do tesouro do seu coração, ele tira coisas boas. O provérbio na boca do sábio é doce como mel, luz e conforto para qualquer “escuridão” própria ou alheia.

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: