Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 8: 23.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra” – Pv. 8: 23.

Essa é a sabedoria. Ela não tem começo nem fim, como Deus Pai, é eterna. Seu valor é inestimável, e buscá-la é uma tarefa nobre de qualquer ser humano. O Senhor é quem possui em Si mesmo toda a sabedoria. Se a quisermos, podemos simplesmente pedi-la a Ele. Não confundir sabedoria com inteligência, pois são coisas distintas. Já encontrei em meu caminho pessoas iletradas e sábias, tanto como pessoas bastante inteligentes com caráter insipiente e ineptas em termos de trato pessoal. Bem, tratando-se de seres humanos, nós encontramos de tudo um pouco, mas é bonito de se ver alguém sem cultura e títulos, mas com uma sabedoria de “dar inveja”. Já vi isso, acredite em mim. Logo, a sabedoria até pode ser utilizada como um conceito a ser atribuído a alguém com muita instrução, mas sua melhor definição tem a ver com caráter e integridade, coisas como bom senso, retidão e presença de espírito.

Não é fácil definir com precisão o que é sabedoria, e, creio, há um viés de “abstração” nessa tentativa, de cunho espiritual, difícil ou mesmo impossível de se definir. Contudo, a Bíblia Sagrada nos ensina que ela é mais preciosa do que o ouro e do que a prata. Das coisas que o homem pode adquirir nesta vida, a sabedoria é uma das mais valiosas, e a levamos conosco para a Eternidade. Ela nos conforta e “nos dá abrigo”, nas situações complicadas da vida. Ela nos ajuda a solucionar toda sorte de problemas que possamos nos defrontar. Ela nos livra de caminhos maus e perversos. Ela nos faz crescer em “estatura”, de caráter, de alma, de fé, de tudo o que se possa imaginar. Ela nos guia e, muitas vezes, nos impede de embaraçar-nos com as “instabilidades” da existência. A sabedoria é suprema, nos diz a Palavra de Deus, e carrega consigo todas as virtudes. Quem quiser ser bom, justo e íntegro, deve persegui-la, incessantemente. Sabedoria é “sinônimo” de pessoa boa, nos limites Bíblicos, claro.

E isso tudo porque a sabedoria é de Deus, vem de Deus. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento Tiago 1: 5 e 6. Sabedoria não se adquire ou se aprende num curso de Teologia, portanto. Ou em outra fonte qualquer que não seja o Senhor Todo-Poderoso, em Pessoa. Nas igrejas e congregações, por meio de uma pregação idônea e reta, se extrai a sabedoria de Deus; assim como pela leitura das Escrituras Sagradas. A oração silenciosa, aquela feita em particular com o Pai, meio conversa meio reflexão, e em adoração, também nos traz sabedoria. A intimidade com Deus é coisa maravilhosa, e muito se aprende em matéria de sabedoria quando se fica em silêncio, “ouvindo a voz de Deus”. Livros e textos voltados ao Senhor, também são veículos de sabedoria, sempre que forem escritos com integridade Bíblica. Espera-se que você leitor(a) possa encontrar um pouco de sabedoria aqui, em Jesus.

Jesus é o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim, Sem Fim, Eterno. E a sabedoria sempre esteve e está ao Seu lado, basta ler o Capítulo 8, do Livro de Provérbios para se convencer disso. Além de se ter noção de sua excelência, decerto. Para uma pessoa atenta, no entanto, por experiência e por observação, em tudo e em todas as coisas ela (a sabedoria) está, até nas negativas e nefastas, pois há quem aprenda com o erro, e o arrependimento e a contrição, e com os maus exemplos alheios, sim, por certo, por que não? A sabedoria flui livre na Criação. Na fauna, na flora, em todo e qualquer ambiente, no espaço, no Universo. Ela “paira no ar”. A sabedoria “gira” em torno de nós, na velocidade do giro do Planeta Terra, talvez, mais rápido até. Irmãs da sabedoria são a humildade e a resignação. Este adendo é muito importante. No mais, a cada um de nós, a sabedoria pela sabedoria, em sua “própria voz”: Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando diariamente às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha acha a vida, e alcança o favor do Senhor. Mas o que não consegue me encontrar faz mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morteProvérbios 8: 34 a 36.

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: