Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Timóteo 2: 5.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” – 1 Tm. 2: 5.

Mediador é alguém com a função de intervir a bem das pessoas e de situações. É um intercessor, medianeiro, ou intermediário. Aquele que cumpre os desígnios de alguém é um interventor, ou interveniente. O verso nos ensina que só há um Deus e, quanto a isso, a polêmica é menor, pois há muita gente amando e servindo a Deus, o Deus da Bíblia Sagrada, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, cada um do seu jeito. O problema maior surge quando se fala no Mediador. Eu não quero nem pretendo ofender ninguém em sua crença particular, por isso não vou mencionar nomes nem práticas. Melhor, nesse passo, ir direto ao ponto, como fez o verso, aliás. O trecho Bíblico acima transcrito nos ensina que o único Mediador e Intercessor entre Deus e os homens é o Senhor Jesus.

Deixo claro e friso que isso não é ideia minha. Eu creio em Deus Pai, e entendo que toda a sabedoria está na Bíblia Sagrada. E os Textos Bíblicos, todos, dizem exatamente isso: Jesus Cristo é o único Mediador. Existem homens e mulheres, por toda parte, vivos e mortos, que são dignos de nossa atenção, respeito e admiração. Muitos foram martirizados por causa de suas posições em relação ao Céu, ao Reino de Deus. Essas pessoas entenderam o espírito do Cristianismo, consubstanciado no amor, e por si mesmas fazem e fizeram coisas boas, e outros tantos houve que nos deixaram bons legados e exemplos. E aqui reside a diferença abissal entre todos eles e o verdadeiro Mediador: Jesus veio como homem, mas era (é) Deus; todos os outros, sem exceções, são e foram seres humanos, sujeitos a toda sorte de paixões, enganos e desvios.

Mesmo os mais “beatos” sucumbem comumente às paixões e tentações. Não há quem não tenha pecado, e se isente ou deixe de pecar, não há um justo sequer (Romanos 3: 10 a 18). Engana-se quem acha que está acima do pecado (1 João 1: 8), e pior: Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso e sua palavra não está em nós1 João 1: 10. Longe de mim isso! Confesso: sou um pecador nato. Antes ser um pecador e ter em mim a Palavra de Deus, do que ser um “santo” do “pau oco”, uma farsa, um embuste. Há muita gente, pois, se fiando em pessoas, vivas e mortas, a fim de se achegar a Deus. Muitas delas, como dito, merecem honra. Mas todas pecaram durante suas vidas e, se ainda vivem, hão de pecar e pecar. Jesus Cristo de Nazaré, como homem, é o único sem pecado algum, puro e reto: Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano1 Pedro 2: 22. Logo, faz total sentido dizer que o Mediador entre Deus e os homens é o único homem que viveu na carne sem pecado, e ninguém mais. Pra mim isso é lógica pura.

Esse encargo do Senhor Jesus, na realidade, não é dividido, ou mesmo passível de ser dividido, com outra pessoa, viva ou morta. O Mestre mesmo disse certa vez, em resposta a uma pergunta que lhe foi feita por um discípulo Seu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mimJoão 14: 6. E isso é suficiente pra mim. Eu creio nisso, de coração, e desconheço os mistérios de Deus, em termos de julgamento. Muitos louvam a Deus, o único Deus, mas assim agem utilizando-se de outros mediadores, que não Jesus. E o verso e a Bíblia Sagrada nos ensinam que só há um único “… Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Se alguém tiver dúvidas quanto isso, reflita, mas reflita com base nas Escrituras. Não se faz pouco de homens e de mulheres que se destacam e se destacaram pelo serviço e devoção ao Deus Cristão. Essas pessoas merecem a devida honra e admiração, especialmente se agiram com pureza de espírito e amor verdadeiro. Mas não são mediadoras entre Deus e os homens, só Jesus é. Bom saber disso, para não errar. 

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: