Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Marcos 5: 28.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Dizia ela: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei” – Mc. 5: 28.

Esse verso faz parte de um trecho da Bíblia Sagrada, no qual duas histórias distintas são contadas. A história mais abrangente é a morte da filha de Jairo, um homem de destaque na sinagoga local, pois começa e termina com esse evento. Porém, no meio do relato ocorrido, aparece essa situação, de uma mulher padecendo de uma hemorragia por cerca de doze anos, e piorando a cada dia, sendo que tinha despedido tudo o que tinha na busca da cura, mas sem sucesso. Essa mulher, tendo ouvido falar de Jesus, pensou consigo que se tão somente tocasse nas vestes de Dele, seria curada. Teve fé e iniciativa para se achegar ao Mestre, pois que Jesus estava cercado de uma multidão que O comprimia, e não lhe era fácil se achegar junto Dele, senão por sacrifício e esforço. O resultado disso nós conhecemos bem, e sabemos que a mulher foi curada. Algumas coisas interessantes, no entanto, aconteceram nesse episódio, e muito nos ensinam e confortam.

Assim que a mulher foi curada, apesar da multidão que O cercava, Jesus disse que “sentiu sair ‘virtude’ Dele mesmo”, e perguntou quem Lhe havia tocado. Isso causou espanto aos circunstantes e discípulos, visto que Jesus estava literalmente envolto em um “mar” de pessoas. Mas Ele sabia o que tinha ocorrido, e a mulher acaba se apresentado e confessando o que lhe acontecera, diante de todos. Isso se repete todos os dias, pois, qualquer pessoa que se achegue voluntariamente a Jesus, tem para si “a virtude que sai do Mestre”, e as inúmeras “curas” tão necessárias nessa vida. O Senhor Jesus estanca qualquer “hemorragia” maligna em nossas vidas, e nos dá a chance de viver bem de novo. Claro que não me refiro apenas a doenças físicas, mas a todo tipo de cura possível de se imaginar, especialmente as de cunho espiritual. E recebemos, ainda, todo conforto espiritual de Deus Pai, ao nos colocarmos na situação dessa mulher, especialmente, note-se bem, pela sua humildade. Difícil (senão impossível) se achegar a Jesus sem humildade.

Falando em se achegar a Jesus, bem, o ato em si de se achegar a Ele é bastante simples: basta a vontade de cada um de nós (Romanos 10: 8 a 10). Só questão de voluntariedade e disposição. Contudo, houve um esforço da mulher, como dito acima, pois o Mestre estava cercado de pessoas. Ora, a vida cristã é uma via de mão dupla, e Deus não existe para satisfazer os caprichos e atender as demandas do ser humano. O Senhor quer ser amado, “escolhido”, respeitado e temido pelos homens, e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa. E não adianta clamar a Deus somente nos momentos de desespero, nos vários “becos sem saída” da vida, e esperar que Ele nos socorra. Não. Até pode acontecer, porque Deus é bom e misericordioso, mas, no geral, não funciona assim. O Senhor quer estabelecer um relacionamento conosco, e isso demanda comprometimento, fidelidade, integridade, lealdade, continuidade, constância, intimidade, amor. Daí a comparação com a história da mulher, que em seu coração creu, mas depois foi atrás daquilo que acreditou ser o correto, com esforço e sacrifício. A vida cristã demanda esforços e sacrifícios, mas vale a pena.

E quando essa mulher foi atrás de Jesus, recebeu Dele toda atenção, mesmo que ela tenha ido até Ele em segredo, no oculto de seu coração. É mesmo no coração que as coisas acontecem (Provérbios 4: 23). De nada adianta tentar ocultar-se do Senhor: Ele conhece o coração humano por inteiro. Mas essa mulher não se ocultava de “forma negativa”, porque o relacionamento do ser humano com Deus é travado principalmente no coração. Ela estava certa, portanto. Mas Jesus a expôs, porque a Luz afasta as trevas em todas as ocasiões, sem exceções. E Jesus a acolheu, como acolhe a todos que O procuram. Jesus parecia “ocupado” com Jairo, um principal do povo, mas “parou tudo” para dar atenção à mulher. Jesus sempre dá plena atenção a qualquer um de nós, Ele está sempre disponível, em amor. E havendo honestidade e integridade em nossos atos e condutas (estado de espírito) para com o Senhor Jesus, Ele certamente nos confortará com palavras semelhantes às que disse à mulher (curada do fluxo hemorrágico): Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz, e sê curada deste teu malMarcos 5: 34. Sê curado, em Jesus, de qualquer mal…

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: