Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 13: 10.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Da soberba só provém contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” – Pv. 13: 10.

Soberba é o orgulho excessivo e a arrogância, como se diz por aí, “tudo junto e misturado”. Claro que não é um predicado bom, visto que faz oposição à humildade, e esta é tratada pela Bíblia Sagrada como condição sine qua non a qualquer ser humano que queira ser identificado como boa pessoa. A Palavra de Deus nos ensina que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildesTiago 4: 6.  E mais: O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade antecede a honraProvérbios 15: 33. Isso em desacordo e desarmonia com: A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honraProvérbios 29: 23. E são tão importantes essas assertivas de Deus Pai que as vemos em várias passagens Bíblicas, isto é, trechos e versos que tratam do “embate” entre soberba versus humildade.

Um exemplo de um lado: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a quedaProvérbios 16: 18. Outro exemplo, de outro lado: Antes da queda eleva-se o coração do homem, mas a humildade precede a honraProvérbios 18: 12. Ora, se algo é posto nas Escrituras Sagradas tantas vezes, e com tamanha ênfase, nossa parte é dar atenção dobrada ao que se diz. Se alguém se envereda pelo caminho da soberba, segundo o verso-título acima transcrito, só encontrará contenda. Contendas, controvérsias, pelejas, chateações, aborrecimentos, infortúnios, mazelas. Porque a soberba traz consigo essas consequências todas. E além do desrespeito ao próximo – como pode o arrogante e soberbo amar o seu próximo, que é Mandamento Fundamental de Deus, aliás? – ainda por cima está longe de Deus, que repudia esse comportamento, que odeia essa conduta, e a reprova com firmeza. Firmeza Bíblica.

Parece também que a soberba e a arrogância são impedimentos para que a pessoa alcance a sabedoria. A sabedoria é dada apenas aos humildes. E já disse inúmeras vezes que sabedoria e inteligência são coisas distintas, que não se anulam, mas, pelo contrário, acabam se completando. Apesar de que a sabedoria é mais excelente do que a inteligência, com todo respeito aos mais inteligentes. Se assim não fosse, não encontraríamos tantos registros Bíblicos sobre sabedoria, e não muitos, ou tantos, a respeito da inteligência. A sabedoria “ajuda” a humildade, e é sua “amiga” inseparável – “andam de mãos dadas”, sempre; já a inteligência, sozinha, pode causar soberba e arrogância no homem e, consequentemente, a sua ruína. Para alcançar a sabedoria, recorre-se à sua Fonte máxima: a Bíblia Sagrada, porque a sabedoria vem do Céu. É o que se extrai do Livro Sagrado: Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dadaTiago 1: 5.

A inteligência, no entanto, embora seja dom de Deus e possa ser exercitada, por si só pode vir a ser uma armadilha para as pessoas. Não é difícil ser arrogante e agir com soberba pelo simples fato de ser mais inteligente e capaz do que os outros. Ora, além do fato que sempre haverá alguém mais inteligente do que nós, esse tipo de atitude desagrada a Deus. E é a sabedoria que “equilibra” as coisas quando alguém é muito inteligente. Isso porque, na verdade, a pessoa mais inteligente (e mesmo mais sábia) sempre termina por sofrer mais na vida. Veja-se que não é minha tal conclusão, e note-se, especialmente, a segunda parte do verso: Porque na muita sabedoria há enfado; o que aumenta o conhecimento aumenta a tristezaEclesiastes 1: 18. Ainda que haja algum sofrimento, a sabedoria vale a pena. A inteligência sem a sabedoria, não vale a pena. Com a sabedoria não estamos sós; a inteligência sem a sabedoria nos descortina o Mundo, mas “Deus não está nele”. A proximidade do Senhor só se alcança com sabedoria. É bom ser inteligente, mas melhor é ser sábio. E o ideal é unir as duas coisas, se possível, pois o sofrimento e a tristeza com o Senhor ao nosso lado são suportáveis e valem a pena. Tomemo-Lo, pois, como nosso Eterno Conselheiro.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: