Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 12: 19.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento” – Pv. 12: 19.

Nem tudo o que está escrito na Bíblia Sagrada deve ser entendido de forma literal e expressa, o que também não impede esse tipo de entendimento. Há certas colocações Bíblicas que, se levadas a efeito mediante uma interpretação direta, simplesmente não fazem sentido. Claro que sempre há um contexto, apesar de que nem sempre esse “pano de fundo” nos é revelado. Um verso de Provérbios, por exemplo, comumente é assim: trata-se de um pensamento ou máxima, não raras vezes de um só período, solto, mas não temos a informação daquilo que levou Salomão a escrevê-lo. Quer-se dizer que não se tem o motivo e a razão da situação que lhe ensejou tal reflexão, e o levou a transformar em palavras o seu pensamento e a sua convicção. O verso acima transcrito se enquadra bem nessas condições.

Digo isso porque há pessoas que mentem a vida inteira. São mentirosos compulsivos, ou pessoas que vivem da mentira, ou na mentira. Enganam, defraudam, corrompem, deturpam, simulam, até o fim. Como dizer, pois, que “a língua mentirosa dura só um momento”? Veja que a interpretação literal e direta nos faz pensar (com perplexidade) que existem pessoas que mentiram a vida toda, e já morreram. Por essas e outras coisas que afirmamos ser a Bíblia Sagrada um Livro Espiritual, cujo conteúdo não se discerne apenas pela leitura rasa de seus ensinos e relatos. É possível sempre descobrir algo novo; e Deus Pai “fala” conosco por intermédio de Sua Palavra, pelo Espírito Santo. Muitas vezes, um mesmo trecho das Escrituras pode ter mais de um significado, e todos estarem certos. E mais: esse mesmo trecho (ou verso) pode gerar inúmeros textos, estudos e reflexões. Essa é a beleza da Bíblia Sagrada: é um “Livro Vivo”, Poder de Deus, puro, “pulsante”.

Veja-se, pois, que a Bíblia nos ensina que “um dia é como mil anos para o Senhor” (1 Pedro 3: 8). E que a vida do ser humano é um “sopro” (Salmo 144: 4). Logo, nós, humanos, estamos submetidos ao tempo, vivemos no tempo e na carne somos limitados no tempo. Já para o Senhor Deus, que controla o tempo, este é apenas uma “ferramenta”, ou uma “faceta”, de Seu Poder, Glória e Majestade. E o tempo não O afeta, pelo contrário, Ele faz o que quer do tempo, como bem entende a maneira que deve ser, e até o abrevia, se quiser (Marcos 13: 20). Assim fica mais fácil entender o verso, e a afirmação de que “a língua mentirosa dura só um momento, nos leva a crer que “só um momento” é, no máximo, a duração da vida de alguém, ou de cada um de nós. Assim, “O lábio veraz permanece para sempre”, Eternidade afora, na presença Dele, vez que os mentirosos serão expurgados de diante da Face de Deus Pai, no final dos tempos, no Dia do Julgamento Final (Apocalipse 21: 8).

Logo, “a língua mentirosa é uma conduta contínua e ininterrupta, proposital, um modo de ser, que revela o caráter e a índole da pessoa. Do mesmo modo o “lábio veraz”. As duas coisas dizem respeito à essência das pessoas: umas são más, outras são boas; umas são vasos de honra, outras são vasos de desonra (2 Timóteo 2: 20/21), e neste último paralelo, uma excelente metáfora. Como se pode ver, eu me servi de vários versos Bíblicos para chegar á conclusão que cheguei, sem esgotar as possibilidades do pensamento e da reflexão. A Bíblia Sagrada “pulsa”, e é Fonte inesgotável de sabedoria. Alguém – e até eu mesmo, noutra ocasião – pode vir a ler o mesmo verso acima transcrito, e ter uma revelação diversa, uma percepção diferente. Não há erro algum nisso, afastadas as heresias, claro. A Palavra de Deus é singular, e nada há no Mundo que sequer possa ser objeto de comparação com Ela. As Escrituras Sagradas compõem o maior tesouro que um ser humano pode possuir nesta vida. E sua importância se potencializa sobremaneira, se estiverem devidamente armazenadas e guardadas no coração.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: