Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 28: 27.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que dele esconde os olhos terá muitas maldições” – Pv. 28: 27.

A vida, sob muitos aspectos, é difícil e mesmo cruel. A maioria das pessoas passa por toda sorte de necessidades. Não há bens materiais suficientes a ponto de satisfazer todas as demandas. Por isso, um dos piores crimes possíveis é aquele cometido por pessoas que ocupam cargos em governos, e que se envolvem em desvios ilícitos de dinheiro, não importando o modus operandi. Os chamados “crimes de colarinho branco”, ou “políticos”, são muito nocivos em qualquer sociedade organizada, porque suprimem recursos de quem mais precisa: os pobres e necessitados. Muitas das vezes esses delitos tiram diretamente a comida da mesa do pobre, e mesmo matam o necessitado, visto que até contra o sistema de saúde pública esses crápulas agem. O texto não é sobre política, mas, como conduta contrária à ideal do verso, imaginem quantas maldições esses sujeitos chamam para si…

Eles não só escondem os olhos dos pobres, mas lhes tiram aquilo que lhes poderia ser dado, como melhoria de vida e de condições. E fazem isso para a satisfação de seus próprios ventres, a fim de enriquecerem ilicitamente. Compram carros de luxo, joias, imóveis e tudo de melhor que há à disposição, e a comida rareia na mesa do pobre, que às vezes deixa de comer para pagar água e luz; vivem regaladamente, e muitos necessitados morrem por falta de recursos hospitalares e de médicos. E assim vai… Esses são exemplos reais e verdadeiros de “sepulcros caiados”, visto que jamais perdem a pose, mas são completamente destituídos de ética, bondade, caráter, fraternidade, e amor ao próximo. Desdenham do Criador, e serão responsabilizados, em tempo oportuno. Da Justiça Divina ninguém escapa…

Porém, o verso não parece falar àqueles que não têm coração e alma. De outra banda, o verso procura alcançar aqueles que têm um pouco de consciência, bem como atingir com consolação todos que já se colocam corretamente diante da Palavra de Deus. Aos generosos o Senhor diz que não terão necessidade. Para aqueles que até têm em si mesmos coração e um pouco de consciência, mas que, hesitantes, deixam de olhar para o pobre e para o necessitado, Deus adverte que se colocam em posição perigosa, e se sujeitam a ter maldições em seus caminhos. Essa é a Lei de Deus, e é coisa séria, que não deve ser desprezada e/ou negligenciada. Ajudar o próximo em suas necessidades é parte do cumprimento do Legado de Jesus para todos nós. Crentes em Jesus ou não, cristãos ou não, essa é uma obrigação universal, especialmente porque a Palavra de Deus é Universal. Ou seja, tem validade quer a pessoa queira, quer não. Não é uma escolha, é um Mandamento: olhar para as necessidades alheias e, havendo possibilidade de ajuda, ora, então, ajudar. E isso sem pestanejar.

Eu infelizmente (ou não) não tenho respostas para todas as perguntas que me fazem. Uma delas é o porquê de Deus deixar isso ou aquilo acontecer. Fome, sofrimento, crimes, injustiças. Eu costumo responder que Deus não tem nada a ver com isso. Eu creio firmemente que Ele nos guarda, e que tem o melhor para Seus filhos, em Jesus. Assim, atribuo a culpa pelas misérias do Mundo às próprias pessoas e ao Livre Arbítrio. Não acho errado alguém ser rico (licitamente); tampouco sou comunista ou socialista, ou mesmo capitalista, ou adepto de qualquer sistema político-econômico. Na verdade, sou apolítico, e odeio a política, qualquer tipo de política (mesmo dentro de igrejas), e sei que todos os sistemas são corruptos. E são corruptos por causa das… Pessoas. Qualquer sistema, em si mesmo, é inócuo e inerte: as pessoas são as responsáveis por fazê-lo ser corrupto, quando o põe para funcionar. O mal não está no sistema em si, portanto, mas nas pessoas. O que faz o Mundo ser um pouco menos penoso é a generosidade e a fraternidade das pessoas de bem, sejam elas cristãs ou não (melhor se estiverem em Cristo, claro). Porém, certo é que, segundo a Lei de Deus, qualquer pessoa que se preocupa com o pobre, e lhe ajuda concretamente, essa não terá necessidade; mas quem lhe esconde os olhos, não deixará de experimentar maldições, ao longo de sua vida. Que o Senhor seja louvado em Sua bendita sabedoria!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: