Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 27: 9.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O óleo e o perfume alegram o coração, e a doçura do amigo vem do seu conselho” – Pv. 27: 9.

É bom ouvir um conselho de um amigo, especialmente se vier acompanhado da “doçura” de uma verdadeira amizade, e se esse conselho, sobretudo, for íntegro e desinteressado. Mas o que me chamou a atenção no verso e me fez refletir foi o termo “perfume”. O óleo mencionado certamente seria um óleo perfumado. O olfato, um dos nossos cinco sentidos, nos proporciona “acesso” a todos os odores existentes. Por certo que um cheiro bom, tal qual o de um perfume, alegra o coração, nos diz o verso. E é mesmo verdade. É muito bom sentir um cheiro bom. Eu só aprendi a apreciar o uso dos perfumes depois de mais velho; antes, eu nem me importava com isso, o cheiro do sabonete e do desodorante já me eram suficientes. Hoje em dia uso perfume todos os dias, e tenho real prazer nisso, sendo que faço um “rodízio” de perfumes, raramente repetindo o mesmo aroma no dia seguinte ao uso de qualquer deles.

O que fez minha cabeça “girar” (pensar e refletir), no entanto, foi ter de admitir e concluir o fato de que o perfume não é o meu cheiro natural. Quando uso um perfume em mim, e faço isso todos os dias, como disse, eu, na verdade, encubro meu odor natural. Então, eu, com meu o perfume, exalo aos outros um cheiro que não é meu. De certa forma, o cheiro do perfume em mim, que não é o meu odor natural, é uma “fraude”, é falso, porque não é meu, mas do perfume. Não chega a ser uma “falsidade grave”, claro, visto que o verso nos ensina que o perfume alegra os nossos corações, e alegra mesmo. E quem sente o nosso cheiro, quero dizer, o odor do perfume, também se agrada, a não ser nos excessos. Na medida certa, porém, todo mundo gosta de ver uma pessoa asseada, limpa e perfumada. E sem asseio e higiene pessoal, o ser humano cheira mal.

Há algum tempo atrás, ia eu andando por uma avenida, quando senti um cheiro horrível, que me deu ânsia de vômito na hora. Em seguida, eu vi próximo de mim, não ao lado, mas perto, um mendigo que exalava um odor inimaginavelmente ruim. Se a pessoa não fizer uma “manutenção” diária em termos de asseio e de higiene pessoal, ela certamente cheirará mal. Os nossos corpos não cheiram bem se nós não cuidarmos de nosso asseio pessoal. Isso é uma obviedade que se esconde por detrás de nossos hábitos. Especialmente porque se alguém cheira mal, de alguma forma, ele mesmo não percebe, e dificilmente alguém lhe falará alguma coisa. De todo modo, roupas limpas, banhos diários, desodorante, sabonete, cosméticos Etc., colaboram para que nós tenhamos asseio. E o perfume completa tudo isso, além de alegrar os nossos corações.

Este texto parece “conversa de louco”, eu admito, mas eu tive uma percepção espiritual da coisa, e fiz uma analogia. Na Bíblia que eu costumo ler está escrito de modo diferente, mas há uma versão das Escrituras Sagradas que diz que nós somos o bom perfume de Cristo. E na minha Bíblia está escrito: Mas graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento2 Coríntios 2: 14. Respire fundo agora, e “sinta” o bom perfume de Cristo que exala deste singelo texto. Ora, se nós somos o bom perfume de Cristo, então nós exalamos Seu conhecimento a todos que encontramos pela vida. Nós, isto é, aqueles que estão em Cristo, devemos exalar esse bom perfume, caso contrário há algo de muito errado em nós. Sem Cristo nós espiritualmente cheiramos mal. Com Cristo, exalamos o Seu bom perfume. Isso não é balela, não, é perceptível a quem nos vê e ouve. E não há nada de falso ou de fraude nisso, porque se trata do bom perfume de Cristo, que é coisa verdadeira e sobrenatural. Se eu uso um perfume hoje, e encubro o meu verdadeiro odor, essa “farsa” durará, no máximo, até o meu banho seguinte (algumas horas, portanto), e o perfume, de fato, esconde meu cheiro natural. Mas se nós somos o bom perfume de Cristo, bem, daí estamos falando de uma realidade eterna. O cheiro bom de um perfume exala da pele, quando aplicado em locais específicos;o bom perfume de Cristo brota dos nossos corações e das nossas almas. E ambos os perfumes alegram os nossos corações.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

