Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Reis 3: 5.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e lhe disse: Pede o que queres que te dê” – 1 Rs. 3: 5.

Se o Senhor lhe aparecesse em sonho, e lhe dissesse que lhe concederia um pedido do seu gosto e escolha, o que você Lhe pediria? Essa é uma boa pergunta, não? Ora, todos nós sabemos, pelas Escrituras, que Salomão pediu sabedoria a Deus, especialmente porque se preocupou com o povo e não consigo. Salomão queria sabedoria para julgar e conduzir o povo, e essa era a sua preocupação primária. Ele não foi, de maneira alguma, egoísta. Não pensou em si mesmo. “Pensou grande”, com integridade, de forma magnânima e desprendida: ele buscava o conforto, a segurança e os interesses dos outros, antes dos seus. Isso é raro de se ver num ser humano, quero dizer, pôr os interesses dos outros em primeiro lugar, deixando os seus próprios de lado ou em segundo plano.  

Eu conheço pouquíssimas pessoas assim e, confesso, eu não sou assim. Pelo menos, não por inteiro. Por óbvio, sendo cristão, tenho meu lado de generosidade e coisa e tal, mas não sou uma pessoa totalmente desprendida e livre, nesse específico sentido, Deus sabe. Faço o que posso pelos outros, sofro com quem sofre, fico chateado com as adversidades alheias, isso tudo cuidando de me preservar. Ou seja: eu tenho os meus limites para essas coisas. Não sei se isso é um erro ou uma virtude, sinceramente, porém, a vida é muito complexa, e eu não só a entrego ao Senhor, como Lhe entrego todos os dias os meus erros e equívocos. Tudo o que é “porcaria” em nossas vidas nós devemos “jogar fora do Arraial de Deus” (1 Coríntios 11: 13 – leia do verso 8 ao 15). No Altar de Deus só se põe o que presta e aquilo que tem valor (vida), e esse Altar hoje é representado pelos nossos corações, em Jesus.   

Creio que Salomão demonstrou a Deus que era íntegro, e que seu coração estava Nele e com Ele. Isso foi motivo de muita satisfação ao Senhor. Dentro do contexto de sua época, por conta de sua atitude e estado de espírito, Salomão foi alguém excepcional em termos humanos, e teve de tudo muito. Riquezas, glórias e honras, como ninguém (segundo nos diz a Bíblia Sagrada). Nenhum rei o sobrepujaria em glória, riquezas e honras, durante os seus dias (1 Reis 3: 13), e assim foi. Quanto à sua sabedoria, em tempo algum, jamais, esta lhe seria sobrepujada (1 Reis 3: 12), e assim é. Por isso Salomão foi um ser humano único, incomum. Mas nem mesmo com o coração mais sábio de todas as épocas (salvo o de Jesus homem, filho de Maria, por concepção Divina), Salomão deixou de errar, no fim de sua vida (1 Reis 11: 4 a 40). E não podemos nos esquecer de que o Senhor se lhe havia aparecido por duas vezes (1 Reis 11: 9), em sonhos. Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia1 Coríntios 10: 12. E, nas palavras do próprio Senhor Jesus: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fracaMateus 26: 41.

Mas voltando à pergunta sobre o que nós pediríamos ao Senhor, você já teve tempo de pensar a respeito disso? Alguns pedidos são impertinentes (Deus sabe!), outros são impossíveis, tais como a “paz mundial”, a “paz entre Israel e os Árabes Muçulmanos” (Gálatas 4: 29), “ter sabedoria como SalomãoEtc., pois estes pleitos seriam pedidos contrários ao conteúdo da Bíblia Sagrada. De minha parte, eu me contentaria com uma visita de Deus Pai a mim, ainda que em sonho, mas que fosse uma experiência concreta e marcante, que durasse um tempo significativo. Nem precisava me dar a chance de Lhe pedir algo. E se me desse, eu Lhe pediria que jamais permitisse que eu me afastasse Dele, seja por qual motivo fosse. Meu maior medo na vida é ficar longe do Senhor. Sem a presença do Senhor em minha vida, eu ficaria reduzido a nada, uma simples existência vazia, andando no meio de uma multidão de gente perdida e sem rumo. Deus me livre disso! Salomão errou na velhice, mas, mesmo assim, está com o Pai. Eu erro todos os dias, mas sei que estarei ao Seu lado, no dia acertado. Sejamos todos, pois, honestos e íntegros com o Senhor: Ele é Pai!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: