Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 João 4: 4.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Filhinhos, vós sois de Deus, e já vencestes, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” – 1 Jo. 4: 4.

Àqueles que estão em Cristo, o Apóstolo João afirma a vitória em Cristo Jesus. Em primeiro lugar nos chama de “Filhinhos”, filhos de Deus. Talvez não seja apenas coincidência ou felicidade no uso da palavra. João aparentemente queria dizer, nos dizer, que somos todos filhos de Deus, e seguidores do Primogênito, o Filho de Deus, Jesus Cristo. Gosto de ver a coisa assim, e ainda que seja exagero meu, acaba sendo a mais pura verdade. Mas Jesus esteve entre nós (os homens), no passado. Disse “esteve” porque quis dizer que esteve fisicamente, como homem, ser humano. Porque a realidade e as Escrituras Sagradas nos dizem que Ele está sempre conosco (Emanuel = Deus conosco).

Porém, o ponto é que Jesus, pouco antes de ser alçado ao Céu, havia prometido a vinda de certo “Consolador”. Disse que se Ele, Jesus, não fosse ao Pai, o Consolador não seria enviado. E disse mais: Ele, Jesus, precisava voltar para o Pai, mas não ficaríamos sós, desamparados, cada ser humano em sua particular solidão, e por conta própria. Não. O Senhor, depois de consumada a missão de Jesus, nos mandaria o Espírito Santo de Deus. E o Espírito Santo faria (faz) morada em nós, nos nossos corações. O Espírito Santo preencheria o nosso âmago, e completaria a nossa essência. Quem O tem bem sabe a bênção que é tê-Lo em si mesmo, em seu íntimo: é uma experiência particular, mas que pode ser compartilhada, como faço agora.

Certa vez ouvi uma pequena parábola, não Bíblica, que dizia mais ou menos o seguinte: existem pessoas que tentam “controlar” (ou “diminuir”, ou “manipular”) o Senhor, como se fosse possível colocar os oceanos inteiros em um copo de requeijão. Por óbvio que não dá. E outra comparação pertinente eu extraio de um verso Bíblico que adoro: Aquele que Deus enviou (Jesus) fala as palavras de Deus, pois Deus lhe dá o Espírito sem medidaJoão 3: 34. Jesus tinha o Espírito Santo sem medida porque Jesus é Deus, parte da Trindade, na qual o Espírito Santo também é parte. Logo, Jesus deve ser comparado com “os oceanos” da curta palavra acima posta. E nós somos “os copos de requeijão”. Os “oceanos” simplesmente não cabem em nós.

Se nós, singelos e frágeis “copos de requeijão”, recebêssemos o Espírito Santo sem medida, tal qual foi com Jesus, acho que literalmente explodiríamos. Ou seríamos esmagados, aniquilados, destruídos (sei lá…). Enfim, nenhum ser humano suporta tanta Glória. Assim, o Espírito Santo está conosco, em nós, na medida certa, nos livrando da solidão da vida e nos guiando/orientando. Mas não é só. O Espírito Santo de Deus é uma garantia especial de que somos Dele, isto é, de que somos propriedade de Deus Pai e pertencemos a Ele: nós fomos selados pelo Espírito Santo, e Ele, o Espírito Santo, é o Penhor da nossa redenção (Efésios 1: 3 a 14). O Espírito Santo é o Selo de Deus em nós, que nos livra e liberta, em Jesus. De outra sorte, não se pode dizer tudo o que se tem para dizer sobre o Espírito Santo em uma modesta mensagem como esta. Creio que nem um tratado de vários tomos haveria de conseguir essa façanha. Entretanto, o que foi dito basta para consolar você, irmão, você, irmã, que lê este texto. Quem crê em Jesus não está sozinho, o Espírito Santo habita nele, em certa medida. Na solidão de cada existência, por Jesus, pois, anda-se “de mãos dadas” com o Espírito Santo de Deus. Portanto, jamais se esqueça disso: você não está só – “… maior é o que está em vós (nós) do que o que está no mundo”.  

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: