Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 11: 1.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” – Pv. 11: 1.

Você é quem você diz que é? Essa é a metáfora do verso. De forma literal, quem se utiliza de uma balança adulterada de alguma forma, engana, trapaceia, defrauda, rouba, furta. No caso dessa diminuta parábola, ou você é quem você diz ser, ou você é uma farsa, um embuste, um engodo. A “balança” deve ser íntegra, idônea, isto é, precisa estar aferida e “expressar o peso correto”. Se de um lado marca tanto, o mesmo tanto deverá estar na outra bandeja (peso justo), e a justiça, ou justeza, é o equilíbrio exato entre as bandejas, nem mais nem menos. Por isso é importante a pessoa ser quem ela diz que é, caso contrário, o Senhor a abomina.

Claro que na vida nós todos usamos “máscaras”, que escondem (“mascaram”) dos demais a nossa nua personalidade. Até certo ponto isso é absolutamente normal. O Excesso de franqueza ou de sinceridade é que é algo anormal. Isso expõe a pessoa a sérios riscos, e riscos de variadas ordens. Ninguém pode ser completamente transparente, e nem que queira isso, tal coisa lhe seria impossível. As pessoas que nos rodeiam não conhecem os nossos pensamentos, a não ser que nós os externemos. E mesmo assim, o sentimento que experimentamos não será idêntico ao daqueles que nos ouvirem. Há várias particularidades entre os seres humanos, e não existe ninguém que seja igual a outro alguém. Isso tudo não é ser enganoso, não, pelo contrário, são artifícios lícitos que nos proporcionam a vida (sadia) em sociedade.

Outro dia assisti num filme um cidadão que interpretava um político, que havia perdido a capacidade de mentir. Assim, por exemplo, sua mulher perguntava se estava bonita e ele falava a verdade: “não, você está feia, brega, gorda e pelancuda”. E se perguntavam a ele se estava envolvido em esquemas de propinas e falcatruas, ele assentia e dava detalhes de tudo. E, ainda, dizia às pessoas o que achava delas, “na real”, sem “economizar” palavras. Na ficção e na comédia tudo era muito engraçado; na realidade da vida seria o caos completo. Nós não falamos sempre a verdade, essa é a verdade, sobre o que achamos disso ou daquilo, ou das pessoas à nossa volta. Nossos conselhos, pareceres e julgamentos nem sempre são externados de forma condizente àquilo que realmente pensamos. E sendo sincero, ora, a vida é assim mesmo, e devemos todos admitir isso, sem hipocrisia. Quem assim age (até certo ponto…) não é abominação ao Senhor, pois está apenas “jogando o jogo da vida”. É no coração que “a coisa pega”.

Sim, porque esses “artifícios” da vida em sociedade não funcionam com Deus Pai. Não funcionam com Aquele que sonda os corações, e até o mais íntimo do ser (Romanos 8: 27). A pessoa precisa ser verdadeira e íntegra com seus semelhantes, dentro das regras de convivência, e sem estultícia. Com o Senhor as pessoas precisam ser totalmente verdadeiras e transparentes. Não adianta agir de outro modo. Qualquer um de nós precisa ser “peso justo” diante do Criador; e sincero, honesto e justo, na medida do possível, entre os homens. Desse modo, agindo assim, agradaremos ao Senhor, visto que “o peso justo é o seu prazer”. Gosto de como Paulo, Apóstolo, abre o Capitulo 9, de sua carta aos Romanos: Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): (…) Romanos 9: 1. Com esse “espírito” de Paulo é que nós todos devemos pautar as nossas ações e omissões nesta vida. E o nosso relacionamento com o Senhor. Vale para Deus, portanto, a consciência (o coração) “limpa”, sincera, íntegra. Você é, pois, quem você diz que é? Ou você é “balança enganosa”? E engana, e trapaceia, e defrauda, e rouba, e furta? Até mata?

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: