Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 23: 19.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho certo o teu coração” – Pv. 23: 19.

Sabe aquela frase “quem não deve não teme”? Pois é, o verso quer nos dizer mais ou menos isso. Aquele que atenta para o conselho do verso e se faz sábio, dirige a sua vida (pelo coração) no caminho certo. E a questão aqui não é ser sábio, mas agir com sabedoria. Estamos acostumados a entender como sábio alguém bastante capaz e desenvolto, um ser “quase perfeito”, que jamais erra ou erra pouco, inteligente, sagaz e perspicaz, ou seja, uma pessoa fora do comum e, portanto, bem acima de nós, nesse específico sentido. Mas não é o “ser sábio” por si só, como dom, que conta para Deus, e sim o “se fazer sábio”, coisa que está ao alcance de todos nós, por esforço e atenção. O Senhor não julga as nossas ações, mas, sim, as intenções por detrás de cada uma delas. Nesse passo, vale mais a intenção pura e desprendida do que o resultado.

Veja-se bem que isso não é uma justificativa ou uma licença para que façamos o que quisermos, visto que se exige o coração puro e reto. Sem isso, ambas as situações serão julgadas a nosso desfavor, tanto a intenção como a ação (resultado). E haverá, por certo, consequências. Contudo, o Rabino Nilton Bonder faz curiosa e interessante distinção entre o bom e o correto (em seu livro intitulado “A Alma Imoral”). Aparentemente as duas palavras são sinônimas, mas, na verdade, trata-se apenas de similaridade. Proximidade, talvez. Algumas vezes acontece de uma ação (ou omissão) ser, ao mesmo tempo, boa e correta. Porém, pode ocorrer que algo seja bom, mas não seja correto, na mesma medida em que algo seja correto, mas não seja bom. Parece um truncado “jogo de palavras”, mas, honestamente, não é. De outra sorte, é uma realidade bastante comum, com a qual nos deparamos todos os dias, visto que viver é tomar decisões o tempo todo.

Fazer o bem é uma das primeiras e mais importantes premissas de um crente em Jesus. Conheço um casal de crentes em Jesus, que fizeram uma viagem de um país rico a outro mais pobre, se fazendo passar por deficientes físicos, com o intuito de doar cadeiras de rodas elétricas a crianças. Sei de outras pessoas que também fizeram isso. De outro modo, as tais cadeiras de rodas só chegariam a esse país mais pobre com tantos tributos de importação incidentes, que tal situação inviabilizaria a doação. Mas não é correto burlar a lei dos homens, segundo a Bíblia Sagrada, que nos diz para observá-la. No entanto, de outra banda, várias crianças pobres foram beneficiadas com as ditas cadeiras de rodas, que custavam muito caro nesse país pobre. Nessa história o bom (bem) foi feito, sem dúvida, mas em detrimento do que seria correto. Conto esse episódio porque muitas pessoas condenaram esses irmãos, enquanto que outras tantas os aplaudiram. Eu me coloco entre aqueles que louvaram o que foi feito.

Pra mim vale o que Deus colocou no coração desses irmãos, e vale mais ainda o fato de eles terem obedecido à ordem que lhes foi dada pelo Senhor, visto que foi um sacrifício, mas, sem hipocrisia, eles se colocaram a serviço do bem e ajudaram muitos pequeninos. Ora, se eu confio em Deus, devo confiar nesses meus amigos e irmãos, visto que se Deus lhes falou algo extraordinário, devo eu condená-los? Jamais! Devo eu apoiá-los e confiar em Deus. Eu já fui julgado duramente porque apenas fiz o que Deus me disse para fazer, mas Ele não me julga pelo ato em si, como dito, mas pelas minhas intenções e obediência. Quem me julgou deixou de acreditar em mim e não confiou em Deus, simplesmente simples, assim. Muitas das pessoas que não consideram idôneo perante Deus o caso das cadeiras de rodas, louvam, por exemplo, aqueles que contrabandeiam Bíblias à China e a países muçulmanos, nos quais é proibido por lei possuí-las. Esses missionários contrabandistas (a propósito, eu os aplaudo), não raras vezes, pagam com a própria vida por seus atos. E quem está certo? Certo está quem se faz sábio e ouve a Voz de Deus em seu coração, em todos os sentidos, e dirige o seu coração no caminho certo.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

