Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

2 Samuel 7: 6.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Em casa nenhuma habitei, desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até o dia de hoje, mas tenho andado em tenda e em tabernáculo” – 2 Sm. 7: 6.

O Rei Davi, em dado momento de seu reinado, quis construir uma “casa” para o Senhor Deus, onde ficaria alojada a Arca da Aliança. Essa “casa” seria um Templo, e foi, de fato, construído tempos depois, não por Davi, mas por seu filho Salomão, que o sucedeu no trono. O verso acima transcrito foi parte da resposta de Deus ao intento de Davi, que lhe foi entregue pelo Profeta Natã. Salvo engano, ao pai de Salomão foi permitido apenas separar e reservar alguns materiais para a grande obra, porém, não pôde iniciar a construção. Hoje em dia, como bem sabemos, não há Templo de Deus em Israel, pois o mesmo foi destruído, e mais de uma vez.

O primeiro “sítio” de adoração a Deus era o Tabernáculo, que era itinerante, ambulante, isto é, era “desmontável” e podia ser transportado a outro local. O interessante era que ao Senhor sempre agradou a ideia de “mobilidade”, nunca a de “imobilidade”. Um local certo e determinado de adoração a Deus era, é e sempre será perigoso ao ser humano, que pode vir a dar mais valor ao prédio/instituição (Templo) em si, do que em virtude da glória e honra de por Quem ele/ela teria sido erigido/constituída. Há pessoas, de fato, que põem Deus em segundo lugar, e dão mais valor às práticas da igreja que frequentam. Muitas vezes isso acontece de forma inconsciente, outras tantas vezes é resultado de manipulação mesmo (ou má-fé, dolo). A importância do “líder religioso”, cuja figura se vê, não raras vezes “sobrepuja” a do Senhor Deus, que é invisível. Para alguns (talvez, para muitos), é assim que a coisa funciona. Esse tipo de “pobreza espiritual” é medonho.

Mesmo assim, o Senhor, que habitava no Tabernáculo (móvel), permitiu que o Rei Salomão construísse o Templo (imóvel), e Nele habitou por certo período. Essa foi uma época bem deferente da nossa, visto que o Senhor, fora o Templo, habitava apenas no rei, e em alguns profetas e sacerdotes. Cá entre nós, essa ideia de que Deus habitava apenas no Templo e em certas pessoas era uma ilusão, pois que Deus está em todo lugar (ora, Ele é Onisciente, Onipotente e Onipresente). Porém, há uma possível exceção, mesmo antes de Jesus: as pessoas. Eis aí a razão de Deus gostar tanto da “mobilidade”. Deus estava fora das pessoas antes de Jesus e só uns poucos eleitos tinham-No dentro de si mesmos (como explicado); só que depois da vinda do Mestre, todos nós nos tornamos reis, profetas e sacerdotes, e quem quiser pode ser feito morada do Espírito Santo, o Consolador. Basta pedir por isso a Deus Pai, em Jesus. Simples assim.

Desde o início a ideia de Deus era “morar” em Seus filhos. A intimidade com Deus Pai começa com Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida e, logo na sequencia, tornamo-nos morada do Espírito Santo. Por Jesus, recebemos o Evangelho de nossa salvação e, com isso, nos ensina a Bíblia Sagrada: Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessaEfésios 1: 13 – 2.ª Parte (vide também 2 Coríntios 1: 21/22 e Efésios 4: 30). Somos cristãos, filhos de Deus, e Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito que clama: Aba, PaiGálatas 4: 6. Meu Pai! Portanto, quem crê em Deus, por Jesus, tem em si mesmo o Espírito Santo de Deus, e é Tabernáculo de Deus, como a ideia inicial do Templo móvel, que por figura nos trouxe até aqui. Quem creu e se entregou a Cristo Jesus, pois, foi feito Templo do Espírito Santo, e a Palavra de Deus confirma isso em vários de Seus trechos (a exemplo: Mateus 26: 61; João 2: 18 a 22; 1 Coríntios 6: 19/20). Quer esse bendito estado para você também? Fácil, fácil: basta disposição, e um singelo pedido a Deus nesse sentido, por Jesus. Só isso e… Aba, Pai!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: