Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 10: 9.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O homem de integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será descoberto” – Pv. 10: 9.

Outro dia alguém escreveu “um dia a casa cai”, como se o provérbio houvesse sido dito pelo Senhor Jesus. Um toque de humor com enorme dose de verdade. O Mestre não disse isso com essas palavras (com certeza, não), mas, sim, em inúmeras ocasiões Ele ensinou que as obras das trevas seriam (são) reveladas pela luz. De um modo ou de outro. E Deus é Luz, e Jesus é Luz. Não adianta, pois, dissimular ou tentar se esconder. O homem consegue se esquivar de seus semelhantes, nunca de Deus Pai. Assim, todo aquele que “perverter os seus caminhos” será por isso responsabilizado. O verso é uma afirmação Bíblica, Lei que não pode ser torcida ou evitada.

De outra banda, “quem não deve, não teme”, outra máxima, se encaixa bem ao “homem de integridade”. Se nada de errado foi feito, a pessoa anda com consciência limpa, e não perde tempo nem esforço em eventual encobrimento de seus atos e condutas. Não precisa disso, pois que simplesmente não existe nada que o desabone. Nada. A Bíblia Sagrada nos ensina que: … os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor delaRomanos 13: 3. Faça o bem e terá louvor de todas as pessoas. Ter integridade é muito mais do que possuir em si mesmo uma mera qualidade ou virtude: é uma obrigação, de qualquer pessoa, de ser íntegra e de agir sempre com boa-fé, especialmente no que tange a não fraudar ou lesar o próximo. Ou uma coletividade ou um país inteiro, como no caso de pessoas envolvidas com política, coisa comum, infelizmente.

Por isso que o “homem de integridade” anda seguro e em paz, em contrapartida àquele que “perverte os seus caminhos”, visto que este último está sempre preocupado com a possibilidade de que o descubram, e suas más obras sejam reveladas. Tais situações geram escândalos, vergonhas, peso de culpa, e toda sorte de desgraças e desventuras. O Senhor Jesus, certa feita, ensinando os discípulos, disse-lhes: … É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!Lucas 17: 1. Ninguém há que escape ou evite o Juízo de Deus. E… Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivoHebreus 31: 31. Louco e estulto é, pois, aquele que arrisca se colocar nessa desconfortável posição…

Contudo, o homem não deve ser íntegro apenas e tão somente para evitar o Juízo de Deus, ou para receber elogios ou vantagens. Não. O homem deve ser íntegro sempre porque isso é o correto, o esperado, o mínimo. Qualquer coisa abaixo disso indica má índole e caráter duvidoso. Porque integridade (sf) é justamente a qualidade ou estado daquele que é íntegro e completo, que se esforça em ser justo, e é palavra sinônima de honestidade, retidão, honradez, pureza. Tal qualidade devia ser universal, inerente a todos os seres humanos. Não é o que vemos no Mundo e no nosso dia a dia, desafortunadamente, porém, que ninguém perca de vista o acerto de contas individual e inevitável de todos com o Senhor. Isso vai acontecer, é incontornável e é afirmação Bíblica. No entanto, para todas as pessoas que prezam o real significado da integridade, a maior satisfação possível é alegrar a Deus Pai. Qual maior felicidade poderia haver do que um pai se alegrar com seu filho? E um filho com seu pai? Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleiteProvérbios 11: 20.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: