Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Filemom 3.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” – Fm. 3.

O que há de melhor, porventura, que se possa desejar a alguém, do que a saudação do verso? Pergunta retórica, claro, vez que nada há. Veja-se que a Graça de Deus é favor imerecido, fruto exclusivo da extraordinária misericórdia do Senhor para conosco. Não há quem A mereça ou A alcance por si só, porém, mesmo assim, Deus derrama Sua Graça, indistintamente, sobre todos aqueles que se dispõem a aceitá-La. É dom gratuito de Deus aos homens. O único “esforço humano”, por assim dizer, que pende para a obtenção da Graça com eficácia, é um coração contrito, puro e sincero, que se inclina a Deus Pai voluntariamente, por Cristo Jesus. A partir disso a Graça de Deus vem sobre a pessoa de forma automática, e passa a ser o “ar que ela respira”.

E sobre a paz? Bem, sobre a paz há muito que falar, contudo, por primeiro, há que se distinguir a paz dos homens da Paz de Deus. A primeira é efêmera, fácil de ser rompida ou desrespeitada, e sempre estabelecida sob condições e exposta a fatores externos. Qualquer coisa pode vir a nos tirar a paz, seja por ato humano seja por fato da Natureza. Essa é uma paz, a mais fraca e volátil. É bom desfrutar de períodos de paz, dessa paz, com toda certeza, mas nela não se pode confiar nem esperar que dure para sempre. Ela é como “noite e dia”, isto é, cíclica, com a única diferença de não ter período certo de ir e vir, e com a característica de que cada um tem a sua própria vida, situação que muda de pessoa para pessoa, de forma sensível. Podemos chamá-la, brincando com as palavras, de tranquilidade do corpo e do meio em que se vive (continente, país, bairro, casa Etc.).

É claro que a falta de tranquilidade (paz) do corpo e do meio afetam e embaraçam a tranquilidade da alma. E, sim, se você pensou que a Paz por parte de Deus e do Senhor Jesus equivale à tranquilidade da alma, sim, você acertou em cheio. A Paz de Deus é a Paz que não está sujeita a “elementos” externos, e é Eterna. Ela Se instala no âmago dos seres humanos, e há quem diga que Ela é a presença do Espírito Santo em nós. O problema das pessoas está na situação em que a paz do corpo também é a paz da alma. Esta é a paz daqueles que ainda não se entregaram ao Senhor, por Jesus, e destituídas estão da Graça e da Paz de Deus. Quando o “castelo de cartas” da paz comum se desfaz, por conta de algum infortúnio ou mazela, nada ou pouco sobra à pessoa, senão um “vácuo” de desalento e, não raras vezes, de total desespero. Desesperança!

De outra banda, a esperança e a fé do cristão estão baseadas na Graça e na Paz de Deus, que são “Fortalezas” e “Torres Fortes”, revestidas de Eternidade. O Fiador disso é Deus Pai, em Jesus. Se a pessoa possui a Paz de Deus e o “castelo de cartas” desmorona, isso até pode trazer desconforto para o corpo e para o meio em que vive, mas, por outro lado, descortina a “Robusta Estrutura” em que estava apoiado, visto que internamente a alma encontra sossego e conforto, socorro bem presente na hora da angústia, “casa feita na Rocha”. Essa é a diferença entre ter só uma paz, a primeira, ou as duas, o que pode coincidir, sem dúvidas. Entretanto, está claro que a segunda é a mais importante, especialmente porque, em qualquer caso, a Paz de Deus se mantém (é inesgotável em Si mesma), em oposição à outra que é instável e, no fim, se esvai. Alguns crentes saúdam uns aos outros dizendo, singelamente, “Paz”; outros tantos se cumprimentam entre si com “Graça e Paz”. E há outras saudações tão legítimas quanto essas. Mas eu quero terminar este texto como Paulo (e Timóteo) terminou sua Carta a Filemom, saudando a todos com: “Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”Filemom 3. Meus sinceros votos, amém!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: