Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

2 Coríntios 13: 8.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Pois nada podemos contra a verdade, senão em favor da verdade” – 2 Co. 13: 8.

Claro que há um contexto por detrás dessas palavras do Apóstolo Paulo, mas nem precisava. Nada se pode fazer contra a verdade. A verdade, como Deus, simplesmente é. Há várias frases e pensamentos sobre a verdade, de modo que ao escrever este texto corro sério risco de plagiar alguém. Essa quantidade de reflexões se dá pela enorme importância de seu significado. A verdade, por ser a conformidade com aquilo que é real, retrata a realidade. E realidade e verdade se confundem, na medida em que representam a mesma coisa e/ou situação. Talvez a verdade englobe a realidade, sobretudo porque a realidade diz respeito a fatos, e a verdade, com toda certeza, vai além. A realidade é uma face da verdade. O valor da verdade, nesse passo, se sobrepõe ao da realidade.

Não raras vezes, entretanto, as pessoas têm uma falsa percepção da realidade. Isso é comum até, e ocorre por inadvertência e pelas circunstâncias. E também por subjetividade. Até porque cada um de nós tem a tendência natural de ser parcial. Nem por isso o acontecido ou o estabelecido deixa de corresponder fielmente à realidade. Ou muda. A realidade (e a verdade) é imutável: não há como distorcê-la ou alterá-la, apenas pela vontade humana. Há a possibilidade, para o futuro, de se mudar maneiras de ser e de viver, mas a realidade ou verdade, subjacentes, serão sempre as mesmas, inalteradas, inalteráveis. Realidade é, pois, aquilo que existe efetivamente, que é real. E real é aquilo que existe de fato, que é verdadeiro. Pelas definições de ambos os termos se vê que não há como “negociar” nem com a realidade nem com a verdade.

E isso nos leva à seara na qual transitava o Apóstolo Paulo, ao proferir as palavras do verso: a religião. No Mundo todo há várias religiões, superstições e credos, porém, com efeito, existe apenas uma realidade, uma única verdade. Por lógica, há uma só. Uma única, e só. Se há um só Deus e Pai, Criador de todas as coisas, não há como admitir a existência de mais de uma realidade ou verdade, ao tratarmos dessa Divina matéria. Seria, de fato, um contrassenso. Se assim é, no entanto, conhecemos e vemos várias crenças por aí, que são totalmente inúteis, vãs, e que não “funcionam”, por assim dizer. Se a realidade e a verdade são unas, de fato (e são mesmo), muita gente cultua o nada, o inexistente, o vazio, o fora da realidade e inverídico. De que adianta, pois, prestar culto e pedir favores a um “sistema” que não se sustenta?

A verdade é que a verdade só pode ser uma, jamais duas ou mais. A verdade, como a realidade, será sempre uma coisa só. A respeito dela não cabem vertentes, interpretações, ilações, distorções, nada: ela é o que é e pronto; do mesmo modo como Deus certa feita disse “Eu Sou o que Sou”, a verdade é. Mesmo assim é factível que as pessoas tenham percepções diferentes sobre uma mesma situação. Isso é do ser humano, e não há como mudar ou contornar tal fato. A história que nos conta a Bíblia Sagrada é repleta de desavenças entre os detentores da verdade. O que distingue um de outro é, no entanto, a disposição de cada coração. Talvez haja escusa para aquele que “torce” a verdade, se estiver agindo com boa-fé e convicção. Mas tenho fortes dúvidas com relação ao oposto disso. Por certo que havemos de ser tolerantes nessa vida, conosco e com todos os demais; porém, de nada nos adianta tentar alterar a realidade e a verdade. Mesmo se quiséssemos, com todo esforço, não conseguiríamos. Isso nos leva a ter de admitir que a verdade seja uma só, como uma só é a realidade, e, nesse passo, muitas e muitas pessoas estão equivocadas e iludidas, por aí, cultuando e crendo em “nada”. Enganadas, às vezes. Por conclusão, se nada podemos contra a verdade (e a realidade), devemos nos firmar em favor da verdade, crendo em Deus Pai, por Jesus. A única Verdade!

© Amor-Perfeito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: