Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 14: 8.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos tolos é enganar” – Pv. 14: 8.

Parece que aqui se fala de franqueza, de transparência, de integridade. O prudente do verso não dá tanta importância àquilo que outros possam, porventura, dizer (ou julgar) a respeito dele, ou de acontecimentos e estados de sua vida. Importa-lhe tentar entender o que se passa em seu caminho, ao redor de si próprio e dentro dele. Nossos pensamentos e reflexões formam os nossos conceitos e até alguns “pré-conceitos”, e isso tudo compõe um acervo imaterial que reflete no nosso modo de ser. Nós externamos aquilo que guardamos e colecionamos em nosso íntimo, pelas interações que vivemos, segundo as oportunidades de cada um. Tudo o que não estiver em nós, por lógica, não pode ser usado, porque não faz parte de nosso ser. Não existe, simplesmente.

Os tolos enganam, porque vivem como oportunistas. O tolo, que é estulto, se preocupa demasiadamente com o que os outros pensam dele. O julgamento alheio, a seu respeito, o atinge de forma direta e profunda. Ele leva em conta essas coisas e sempre dissimula em relação àquilo que é e faz. Sobre o seu caminho, bem, ele apenas quer “ter lucro” e não interessa os meios, não faz questão de entendê-lo. Passa pela vida como “ator”, não como protagonista idôneo. Sua realidade é secundária, nesse sentido. A franqueza, a transparência e a integridade não são prioridades suas, se é que existem. Pessoas assim não dão a mínima em relação à busca de um significado da vida; vivem um dia após o outro, e procuram somente o benefício próprio. Há muita gente nesse grupo.

Claro que o prudente, por ser prudente, não se dá a conhecer imediatamente a qualquer estranho. Tampouco é sincero em todas as ocasiões. Mas isso não lhe diminui as virtudes que possui. Há regras de convivência em quaisquer esferas de qualquer sociedade. Uma é a vida no seio da família, outro é o modo de ser em ambiente profissional, por exemplo. Adequar-se a essas situações é sinal de inteligência, e está longe de ser dissimulação. Quem é franco, transparente e íntegro, assim o é em todas as ocasiões, mas age com discernimento e com a necessária cautela, sem se expor mais do que o necessário. Não há equívoco algum na adoção deste comportamento, e tem bom senso quem assim se conduz. Evita muitos aborrecimentos.

Porém, se dissermos que um dos “interlocutores” é o Senhor, e na outra ponta um de nós, bem, daí esse raciocínio não funciona nem se aplica. Primeiro que se Deus Pai “for parte na conversa”, isso quer dizer que a pessoa que com Ele interage está preocupada em entender o próprio caminho. Já é um grande e expressivo começo. Segundo que com o Senhor franqueza, transparência e integridade ditam o tom do relacionamento e da interação. Quem pode ser dissimulado com o Criador? O tolo imagina que tem esse poder, impelido pela sua torpeza, e, mesmo que obtenha êxito em enganar o próximo, engana-se a si mesmo, logo de saída. Mas nunca, jamais, engana a Deus. Por fim, marca indelével do Altíssimo, Deus Todo-Poderoso, é a onisciência. Assim, a ilusão do tolo (doce no início, amarga no final…) é levar vantagem em seu caminho; já a riqueza do prudente é entendê-lo (e entendê-Lo). Um engana, o outro cresce em entendimento. Um é sábio, o outro consumido por sua estultícia. Um é vaso de desonra, o outro servo valoroso. Quem receberá o favor do Senhor? E a quem estará reservado o Juízo de Deus? Misericórdia e graça, pois, àquele que na intimidade de seu ser se autoenganar nessas respostas…

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: