Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

2 Coríntios 1: 24.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores do vosso gozo, porque é pela fé que estais firmados” – 2 Co. 1: 24.

Particularmente, eu acho fantástica essa afirmação do Apóstolo Paulo. É um belo “tapa na cara” em muitos líderes religiosos dos nossos dias. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11: 6), é verdade, porém, cada um tem um tipo de fé e a fé não é algo padronizado e estanque. A fé é viva, e deve se desenvolver de forma sadia e livre. Por isso, é situação odiosa e vergonhosa, para qualquer pessoa que se autonomeie cristã, o fato de ter “domínio” ou querer ter “domínio” sobre a fé alheia. Fé é coisa pessoal, há “estágios” de fé pelos quais todos nós passamos, e nenhum “caminho” é igual ao outro. As experiências de fé são multifacetadas. Por isso que Paulo se diz “cooperador” em relação à alegria e à bem-aventurança das pessoas que creem em Jesus Cristo.

O “cooperador” não tem “domínio” sobre a fé de ninguém, pelo contrário, ele vibra com a fé de seus irmãos, torce por eles, e os ajuda a crescer em Cristo Jesus. O “cooperador” não manipula, não extorque, não amedronta, não ameaça, não achaca, não pressiona, não usa, não escraviza, não rouba ninguém, muito menos os neófitos e os mais fracos. O “cooperador” é alguém que tem fé e que desfruta das benesses do Reino de Deus, por Jesus. O “cooperador” é humilde e cônscio de sua posição em Cristo, de modo que age sempre com zelo, boa-fé e integridade. O “cooperador” é a pessoa que está acima de nós, espiritualmente, mas sabe que o mestre verdadeiro “lava os pés dos discípulos”, e seu gozo é vê-los crescer, firmados em Jesus.

O “cooperador” não “prende” ninguém perto de si, especialmente para proveito próprio, e o “cooperador” está sempre pronto para deixar que as pessoas dele se afastem naturalmente, e mesmo o superem em graça e em sabedoria. Isso é motivo de êxtase para ele, não de desdém, inveja e/ou de despeito. Talvez os poucos ressentimentos do “cooperador” sejam aqueles decorrentes da injustiça e da ingratidão. Mas ele logo se recupera dessas decepções, e segue seu caminho com Deus. O “cooperador” é, enfim, alguém constantemente disposto a nos dizer o que fazer, mas jamais nos cobrará nada, se não o escutarmos. O “cooperador” é um homem de Deus, em sua mais pura concepção. Daí a sua raridade em todos os tempos.

O antagonista do “cooperador” será aquele que fará de tudo para ter “domínio” da fé dos que estão à sua volta, dos que escutam as suas loucuras e os seus desvarios. Esse pretenso “dominador”, autonomeado “profeta de Deus”, buscará sempre nos impor as suas vontades, e nos chamar de “rebeldes” caso não assentirmos com elas. Dirá-nos que as suas vontades coincidem com as de Deus, pela Bíblia Sagrada, e ai de quem desobedecer ao “ungido” de Deus. Aquele que pretende “dominar” a fé alheia intenta fazer-nos deixar de pensar e, por certo, sem reflexão, o resultado é tornarmo-nos autômatos. O “truque” dessa gente é fazer com que nós nos contentemos com o que eles nos dizem e, se isso não funcionar, eles distorcem o significado das Escrituras, criando heresias. E convencem alguns, muitos. A ironia disso tudo é que o “jugo/fardo” de Jesus é leve e suave (Mateus 11: 28 a 30), e o “jugo/fardo” que nos é imposto por pessoas desse calão é comumente pesado e nefasto. Só por este fato já nos é possível identificar qualquer um desses “iluminados”. Ora, se estivermos cansados e sobrecarregados, e buscarmos ajuda numa igreja qualquer, e o pretenso líder religioso, ao invés de nos aliviar, ele “encher de pedras” o fardo que carregamos nas costas, e nos impuser jugo pesado, bem, sinto dizer, mas esse “iluminado” é um inimigo da Cruz de Cristo. E nosso também.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: