Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 18: 12.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Antes da queda eleva-se o coração do homem, mas a humildade precede a honra” – Pv. 18: 12.

Por que o coração do homem se eleva? Os motivos são os mais variados. Por conta de algum dom específico. Riqueza. Fama. Sucesso. Poder. Destreza. Posição Social. Cargo. Pobreza de espírito. E certamente há outros exemplos. O fato é que a pessoa se comporta com soberba e orgulho, quando o seu coração se eleva em certas circunstâncias de vida, ou da vida. E o verso nos ensina que se o coração de alguém se elevou pelo orgulho, ou se ensoberbeceu, em seguida vem a inevitável queda. A queda é certa, portanto.

As honras e homenagens que uma pessoa recebe, na condição de ter em si mesma o coração inflado de soberba e de orgulho, são falsas e passageiras. Muitas vezes são honrarias forçadas e ilusórias, obtidas nem tanto por merecimento, ou por real liberalidade de quem as presta, de modo que são vazias, ou esvaziadas em si mesmas, de qualquer conteúdo de verdade e de razão. Outras tantas honras (e/ou homenagens) são só concedidas em função da posição que a pessoa ocupa, e menos devido a algum honorável serviço prestado, ou ato de ilibada e real honradez. Há também a questão da lisonja, que de honra não tem nada, apesar de a coisa vir, vez por outra, “travestida” ou “fantasiada” de honra. A lisonja é uma das piores situações possíveis, das mais nefastas, visto que honra não merece nem quem a dá tampouco quem a recebe (porque é falsa ou exagerada).

Pegando emprestado o nome de um livro, cujo título se perfaz em interessante jogo de palavras (pra mim é uma boa e feliz expressão idiomática), há por aí uma infinidade de “honoráveis bandidos”, em larga escala (não só políticos…), que não se cansam de receber homenagens, honrarias e mais honrarias. Porém, nem os “bandidos” estão aptos a receber quaisquer honras e homenagens, muito menos quem as presta age com correção e acerto, ao dá-las. São falsas e utópicas honrarias, tais como palavras ao vento, visto que os “ilustres honrados e/ou homenageados” as perderão com brevidade, e não evitarão a “prestação de contas” com o Criador (sempre iminente…), seja em vida ou depois desta. Em suma, se não houver “lastro” nas honrarias e homenagens recebidas, a queda virá certeira e sem dó sobre o “nobre cidadão”, objeto da pseudo-honra e da equivocada homenagem. Se Jesus pudesse, creio que Ele diria agora: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”.

O verso nos ensina, no entanto, que é honrado aquele que se porta e age com humildade. A humildade precede a honra. E como é bonita essa afirmação. A honra (e a homenagem) só tem valor se foi conquistada pela humildade. A soberba e o orgulho muitas vezes alcançam alguma honraria, mas essa não é a honra que vale para Deus Pai. A honra adquirida com humildade pode ser comparada ao “ouro”; a honra advinda da soberba e do orgulho é como “pirita” (ouro-dos-tolos). A primeira honra tem valor inestimável, tal como o valioso e precioso metal; a segunda honra não tem valor algum – só se parece com “ouro”, mas “ouro” não é. Brincando com as palavras, quem se conduz com inteligência (e por isso é humilde), junta para si um tesouro; já o estulto e tolo (que prefere a via da soberba e do orgulho), acabará com um baú cheio de ouro-dos-parvos. E queira Deus que haja tempo e chance de se levantar…

© Amor-Perfeito

3 Comentários

  1. Celso Rogério Kurtz

    SENHOR MEU DEUS E PAI! EM ORAÇÃO E DE JOELHOS AO CHÃO, SUPLICO QUE ME CONCEDAS A HUMILDADE NECESSÁRIA PARA ME TORNAR PEQUENO COMO A SEMENTE QUE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO SE TORNOU, PARA MORRER EM FAVOR DA REMISSÃO DOS PECADOS HUMANOS! Amém….

    • SENHOR MEU DEUS E PAI! EM ORAÇÃO E DE JOELHOS AO CHÃO, SUPLICO QUE ME CONCEDAS A HUMILDADE NECESSÁRIA PARA ME TORNAR PEQUENO COMO A SEMENTE QUE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO SE TORNOU, PARA MORRER EM FAVOR DA REMISSÃO DOS PECADOS HUMANOS! Amém….

    • Celso, que o Senhor te abençoe e te ajude em tudo o que precisar. Em nome de Jesus, fica na paz. Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: