Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Samuel 17: 45.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Disse Davi ao filisteu: Tu vens a mim com espada, com lança, e com escudo, mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” – 1 Sm. 17: 45.

Poucas pessoas há, creio eu, que desconheçam a história de Davi e Golias. Essa é uma daquelas histórias tão populares que se desprendem de sua origem e se espalham por todos os cantos. Talvez haja até quem não saiba que esse é um episódio Bíblico, ligado ao Povo de Israel. Sei lá, tem um pouco de tudo neste “Mundo de meu Deus”. E a qualquer um que não tenha proximidade de coração com o Senhor e com a Bíblia Sagrada, provavelmente tem para si que essa história é irreal, quem sabe, um mito ou lenda. Ora, como pode um gigante, guerreiro experiente, ser derrotado por um pastor, de altura mediana, e sem treino nem bagagem em combate? Bem, nenhum de nós esteve lá, e aqui é hora de ter fé, pra início de conversa.  

Eu acredito na realidade dessa história, isto é, eu não tenho dúvidas de que é um fato, não um mito ou lenda. Pra mim Davi realmente venceu Golias, o Filisteu, com um seixo de rio. Ponto final. Existem, no entanto, muitos ensinamentos espirituais que podem ser extraídos de tudo isso (como dito, porém, isso não diminui minha crença a respeito do embate em si, como fato). Por exemplo, se Davi teve orientação de Deus para matar Golias com sua funda e uma pedra, por que escolheu cinco pedras lisas no ribeiro (1 Samuel 17: 40), e não apenas uma? Será que Davi sofreu uma crise de confiança? Ou foi tão somente precavido? Não cria Davi que Deus lhe daria o livramento com apenas uma pedra? Há quem diga que Davi não teve fé. Eu prefiro ir adiante pela Bíblia Sagrada, até 2 Samuel 21: 22, e pensar que Davi tinha de matar cinco gigantes, e não só Golias, por isso as cinco pedras. Havia, portanto, uma espécie de profecia nesse ato de Davi, devidamente cumprida mais tarde.

A história inteira de Davi é muito rica em termos de nos proporcionar fé, encorajamento e consolação. Esta parte que envolve Golias, no entanto, além de ser presumivelmente a mais conhecida, por si só é cheia de analogias e de figuras de linguagem, que para nós se tornam em gratos ensinos. Uma dessas situações surge quando comparamos Golias com os nossos maiores problemas ou dificuldades. E a primeira coisa que me vem à cabeça com relação a isso é recitar mentalmente, num exercício de fé, o verso acima transcrito para o meu problema ou dificuldade. Como se aquilo que eu deva enfrentar fosse afronta a Deus Pai, ao mesmo tempo em que declaro minha confiança cega Nele. Imaginemos Davi caminhando em direção ao gigante Golias, com todos os filisteus e israelitas assistindo a cena, quem pode dizer que Davi não teve fé e confiança no Senhor? 

Pois bem, é assim que nós todos devemos caminhar em direção aos nossos problemas e dificuldades: com fé cega e plena confiança em Deus Pai. Não somos nós que derrubamos os “gigantes”; Deus os faz cair em terra, mortos. Não foi Davi quem matou Golias, mas o Senhor, que deu vida, direção e força àquela pedra (Deuteronômio 20: 1). A parte de Davi foi confiar e se dispor. Ele se colocou diante do problema, Deus lhe deu a vitória. Esse é o estado de espírito que nós precisamos ter em nossas vidas, quando faceamos os problemas e as dificuldades. Simples assim. Fé e confiança no nosso Senhor Deus e Pai, que zela por nós, em Jesus, e cuida dos nossos caminhos. Outro dia li uma frase na internet, que dizia assim: “Querido cristão, saiba que para cada ‘Golias’ em nossas vidas, Deus nos dá uma pedra”. Deu para entender como funciona a coisa? 

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

