Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Deuteronômio 15: 11.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Nunca deixará de haver pobres na terra. Portanto eu te ordeno: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra” – Dt. 15: 11.

Um amigo me ensinou que ajudar os pobres é “investir” no Reino de Deus. A Bíblia nos ensina que “quem regar será regado” (Provérbios 11: 25), mas não é isso que me motiva a fazer tais “investimentos”, tampouco se trata de odiosa barganha com Deus, do tipo que se vê por aí, sei lá, qualquer coisa como “dê 10 para receber 100”, e coisa e tal. Não. Eu aprendi com a prática que a maior recompensa em olhar para os necessitados é agradar ao Senhor. Depois vem uma satisfação interna e uma gratidão a Deus que não têm preço. Quem assim age “enxerga” o Senhor agindo.

Outro dia o Senhor me incomodou, e eu fiz um depósito na conta desse meu amigo, de certa quantia. Mais tarde, de noite, como sempre faço, liguei pra ele avisando sobre o dinheiro, para que ele conferisse e soubesse que tinha aquele valor para gastar como quisesse. Eu já não me surpreendo com essas coisas, só me alegro, mas ele me contou que no dia anterior, depois do trabalho, ele visitou uma senhora bem pobre, que trabalhava num restaurante e levava comida para o filho de lá, só depois do expediente. A senhora estava numa situação bem precária, e ele disse a ela para ter fé, que Deus a ajudaria. Daí ele me disse que com o dinheiro levaria àquela senhora ao supermercado no dia seguinte e a deixaria comprar o que quisesse e na quantidade que quisesse (fartura repentina e inesperada de Deus!).

Essa senhora “viu” o agir de Deus. E minha recompensa, além de tudo o que já contei acima, veio desse meu amigo, que me disse que nós e Deus estávamos na “mesma sintonia”. Eu e o Senhor Deus na mesma sintonia? Maravilhoso! Fantástico! Estupendo! Alguém já te disse isso? Milagre ou não, eu sei que Deus agiu e me usou, como usou o meu amigo, e abençoou uma pessoa que eu nem conheço. O Espírito de Deus “transita” entre os seus, e vê as necessidades de cada um. O verso nos diz que há pobres por todos os lados. Porém, não é tarefa nossa “salvar o Mundo”. Nossa parte é ouvir a voz de Deus, e ajudar a Quem Ele nos indica ou põe em nossos caminhos. É preciso discernir isso, visto que nem todos os necessitados devem ser ajudados. Alguns estão a aprender lições de Deus, e não nos cabe interferir. 

Contudo, não somos nós os julgadores, logo, busque sempre ouvir a bendita voz de Deus, visto que Ele fala aos nossos corações. Uma pergunta cruel que vez por outra me é feita é: Por que há tanta miséria e pobreza no Mundo? E eu não sei responder isso, apenas sei que a culpa não é de Deus (2 Crônicas 19: 7). As pessoas comumente me fazem uma segunda pergunta, logo em seguida: Por que Deus permite isso ou aquilo? E eu respondo: Deus não tem nada a ver com isso. A Humanidade está entregue ao livre-arbítrio, e o sistema do Mundo é nefasto e individualista. Qualquer pessoa que queira fazer pequena de diferença neste lugar em que estamos todos, e trazer um pouco de bondade, compaixão e fraternidade para “o lado de cá”, bem, então, convido-a a se transformar numa “investidora” do Reino de Deus. Não estou dizendo que se deva doar dinheiro para qualquer igreja; não estou pedindo dinheiro para mim; nem o assunto aqui é o dízimo. Eu estou incentivando a todos a olharem ao redor de si mesmos, e, às vezes, para além de si mesmos, pois que certamente haverá alguém necessitado ou pobre por perto. Não precisa ser obrigatoriamente um desconhecido, pode ser um amigo, colega ou familiar. E se Deus te disser para ajudar, ajude, não hesite. Só um aviso importante: ajudar os outros vicia, e é bom à beça!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

