Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Deuteronômio 8: 17.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Não digas no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me proporcionaram esta riqueza” – Dt. 8: 17.

Há uma profunda ausência de humildade, de bom senso e de lucidez naqueles que pensam ter boa condição ou bom status, nessa vida, unicamente por conta dos “predicados” que possuem e do poder e alcance dos próprios “braços” (inteligência, boa aparência, riqueza, nome, título, poder Etc.). Pessoas que confiam em si próprias, em demasia, e se esquecem das benignidades e do devido lugar do Criador em suas vidas, vivem existências vazias. Deus Pai é Quem nos dá o azo de sermos o que somos e de termos o que temos. Além disso, frise-se bem, há um perigo imenso nos “vazios” da existência humana, conforme frase de um homem que admiro muito pela sua sabedoria, e cujo pensamento compactuo, no mais das vezes: “Os demônios moram no vazio”Rubens Alves.

Uma das coisas mais gratas em minha vida é o fato de eu saber que o “vazio” que havia em mim está ocupado pelo Espírito Santo de Deus. Há quem diga que todo ser humano, em sua complexidade espiritual e mesmo biológica, nasce com um espaço vago dentro de si. Esse espaço estaria destinado a ser ocupado por Deus, pelo Espírito Santo e, se assim não for, os demônios tomam conta. Contudo, precisamos saber que o Espírito Santo só vem até nós se O convidarmos, e nos brinda com paz e muitas bênçãos; os demônios, de outra banda, simplesmente invadem os “espaços vazios”, sem ser convidados, e causam toda sorte de malefícios em seus hospedeiros.

A boa notícia a respeito dessa matéria eu aprendi com uma ilustração bastante interessante. Eu estava ouvindo alguém pregar a Palavra de Deus em uma sala não muito grande, já de noite, e essa pessoa nos disse que a presença do Espírito Santo seria como a luz acessa do recinto, que permitia que enxergássemos tudo à nossa volta e nos proporcionava conforto e segurança, nesse sentido. Em seguida, para ilustrar a ausência do Espírito Santo, o pregador apagou a luz e nos vimos todos no escuro. A escuridão, ou ausência da luz, tinha o condão de nos ilustrar a falta do Espírito Santo em nossas vidas, e o possível domínio dos demônios que, no caso, são os legítimos habitantes das trevas (ou “vazios”). Porém, como a luz elimina as trevas, se o Espírito Santo estiver em nós, ocupando o “vazio”, já não há mais lugar algum para qualquer demônio, em nós. Resta aos demônios, pois, tão somente tentar nos incomodar ou nos influenciar (oprimir) com suas “setas malignas”, sussurradas sorrateiramente em nossos ouvidos… Entretanto, eles não têm como se instalar em nós, visto que o Espírito Santo já ocupa o que antes era um “vazio”, e Luz e trevas, como dito, naturalmente não coexistem (pelo contrário, se excluem).

Voltando ao tema do verso, apesar de que há ligação entre todas as coisas no Reino de Deus, o melhor dos cenários nesse delicado assunto é reconhecermos a nossa total dependência de Deus, sem reservas, bem como assentirmos o fato (inegável) de que todas as bênçãos que nos alcançam vêm do Céu. É bem verdade que, em se tratando das coisas que realizamos na vida, sempre haverá algum mérito (e esforço) cuja atribuição nos pertence, vez que raramente Deus Pai nos entrega algo pronto e acabado. Ninguém nasce médico, por exemplo, e é preciso tempo e disposição para se tornar médico, mas é Deus Pai quem providencia o necessário para qualquer empreitada. Na maioria das vezes nós nos defrontamos com oportunidades, e temos de agarrá-las e fazê-las valer. Assim, toda “riqueza”, lato sensu, que vem às nossas vidas, nós as devemos todas ao Senhor, para Quem a nossa gratidão é devida e até mesmo esperada. Daí o equívoco do coração humano, pelo verso, em não reconhecer a mão do Senhor em todas as coisas. 

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: