Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 14: 23.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Em todo o trabalho há proveito, mas meras palavras só conduzem à pobreza” – Pv. 14: 23.

O trabalho enobrece”. Quem ainda não ouviu essa frase? E é verdade: “O trabalho enobrece”, mesmo. Creio, no entanto, que o “trabalho” do verso não é só o trabalho remunerado, mas também aquele voluntário e gratuito. Claro que qualquer pessoa, ao ler o verso, logo pensa no seu emprego, do qual tira o seu salário. Mas esse, como dito, bem pode não ser o único “trabalho” que temos na vida. Há até quem dê dízimo de seu tempo, pelo qual, por lógica, nada cobra.

O verso nos diz que “em todo trabalho há proveito”, o que nos leva a crer que todo e qualquer trabalho é bom e só nos faz bem. Conceito equivocado, no entanto. Ocorre que o excesso de trabalho gera estresse, danos à saúde, todo tipo de problemas pessoais e familiares Etc. A pessoa se torna escrava do trabalho, adicta, e a palavra que indica o vício, neste caso é workaholic, termo em inglês. Isso faz mal, de modo geral, e me traz à mente outra boa frase: “eu trabalho para viver, não vivo para trabalhar”. A suma de tudo se resolve em se ter equilíbrio, com responsabilidade e integridade.

O trabalho em que há proveito é aquele conduzido com bom senso, dentro de certa razoabilidade. Claro que há momentos em que devemos trabalhar de forma anormal, com mais afinco e determinação, ainda que ultrapassemos alguns limites. Porém, esta deve ser a exceção à regra, não a regra. De novo: equilíbrio. E com equilíbrio nós devemos desenvolver e nos envolver nos trabalhos que realizamos, sabendo que em todos os casos há alguém que confia em nós, e confia alguma coisa para nós. Digo isto porque se trairmos a confiança das pessoas que estão acima de nós, na verdade, trairemos primeiro a Deus Pai, que nos deu o emprego ou o trabalho, ou nos comissionou – se voluntária e desprendida for tal atividade. Em todas as situações há a necessidade de ações, atos efetivos nossos, no sentido de fazer valer o trabalho, não importa o modo nem qual ele seja. Pois que “meras palavras só conduzem à pobreza”, ainda que a pobreza não seja somente a material, mas a moral, a ética, a do resultado Etc. (vide Provérbios 24: 30 a 34).

Há diversas admoestações sobre trabalho na Bíblia Sagrada. O importante para nós, que Nele cremos, é saber que o Senhor espera de nós, em Jesus, nada menos do que o nosso esforço máximo, não só na área do trabalho, mas em tudo na vida, em geral. Nós, que Nele cremos, devemos ser exemplos de postura e de diligência naquilo que nos foi dado fazer, no que Deus nos confiou. Afinal, se alguém deixar de crer nisso, certamente pensará que todo proveito que tem vem da força do “próprio braço”, e negará sua dependência de Deus Pai. Ora, o Senhor é a nossa Fortaleza, e somos todos frutos de Sua misericórdia: nosso “ganha-pão” e sustento vêm Dele. Há proveito em todo trabalho, portanto, se o fizermos em Deus Pai, e a Ele dando graças. Devemos consagrar tudo o que somos e temos ao Senhor, e isso inclui qualquer tipo de trabalho. E jamais percamos de vista que pró-atividade e graça são os “combustíveis” de nossas esperadas ações, nesta bendita seara. Nossa parte está no “fazer”, enquanto que a parte de Deus é nos proporcionar as oportunidades, e nos abençoar no processo todo. Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variaçãoTiago 1: 17. Assim, devemos agradecer a Deus por tudo o que somos e temos. E dar o nosso melhor em tudo o que fizermos, por ninguém mais senão por Ele (visto que a nossa glória – se for, de fato, glória, e não vanglória – no final das contas, somente a Ele pertence).

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: