Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 30: 12.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Há gente que é pura aos seus próprios olhos, e que nunca foi lavada da sua imundícia” – Pv. 30: 12.

O pior estado de uma pessoa é não se dar conta de sua “imundícia”. Algumas pessoas fazem coisas erradas “porque todo mundo faz, é normal” – dizem. Seguem o curso da concepção e da consciência coletivas, “descem a ladeira” com a multidão. Outras são ruins mesmo, doentes de espírito, e não se sabe de onde tiram tanta maldade. Uma boa parte dessas pessoas, isto é, do todo, no entanto, são boas pessoas, pagam suas contas em dia, respeitam seus pais, ganham seu pão honestamente, têm bom caráter, são confiáveis, éticas e tem boa moral. São, ainda, fraternas, tem compaixão do próximo, algumas se doam em causas nobres e honradas, a maioria se condói dos mais pobres e dos necessitados, e os ajudam, de fato, enfim, fazem boas obras. Porém, falta-lhes uma única “coisa”: Jesus.  

Este é um assunto difícil de ser tratado, pior até do que falar de sexo. Ocorre que quem não tem Jesus não percebe a diferença que faz estar com o Mestre por perto. E se ofende quando alguém lhe dirige a palavra dizendo-lhe que ele está, por isso, chafurdado na “imundícia”. Creio que a pessoa se ofende com razão, porque essa abordagem é muito bruta, rude, sem qualquer tato, além de verdadeiramente desrespeitosa. Certa vez eu dei uma Bíblia de presente a uma amiga, e pus dentro um marcador de livros do Smilinguido, cuja figura era uma formiguinha sendo tirada da lama, suja de lama, acompanhada de uns dizeres do tipo “Deus tira você da lama”. Ela ficou com a Bíblia, mas me devolveu o marcador no dia seguinte. Ficou ofendida. Hoje penso que ela tinha razão.

Isso porque “imundícia”, grosso modo, significa: falta de asseio, porcaria, sujeira, lixo, entulho. Não há quem discorde que são palavras fortes e, se utilizadas em um contexto no qual a pessoa não tenha base para entender, tais palavras, especialmente “imundícia”, ofendem mesmo. Na minha atual fase de vida, se alguém me disser que graças a Jesus Cristo eu fui “lavado” da minha “imundícia”, eu não me ofendo, e, ainda, olhando com gratidão para o Céu, agradeço a Deus. Isso porque eu sei qual é a diferença de ter Jesus no coração. Aprendi “a duras penas” tudo isso, e tive de superar e aprender muita coisa para entender a grandeza de se estar nesse bendito e grato estado. Na verdade (acho), o que o verso pretende nos ensinar é a situação daquele que não tem Jesus e, com isso, pensa que é puro, porém, na realidade, é impuro. Ele é puro “aos seus próprios olhos” porque é ignorante (no sentido de não saber ou conhecer) em relação ao Senhor, por Jesus.

Qualquer pessoa, ao ter contato com a Bíblia Sagrada (e isso pode levar tempo…), acaba chegando à inevitável conclusão de que era impuro, e que vivia na “imundícia”. E isso não é ofensa, é fato. A Palavra de Deus em figura de linguagem é comparada à Água. E é com água que nós nos banhamos. Logo, o uso frequente da água nos mantém limpos e asseados. Na medida em que tomamos contato com a Palavra Viva de Deus, “nos lavamos” interiormente, nos tornamos puros, e nos livramos de nossa natural “imundícia” (desconhecimento de Deus). Se já sabemos essas coisas, nós não nos ofendemos. Contudo, todo aquele que não conhece a Deus Pai, certamente se ofenderá. Precisamos, portanto, ser cordiais e afáveis no trato com os descrentes, ainda que a verdade do verso seja parte indiscutível das Escrituras Sagradas. Se alguém quiser trazer para Jesus uma pessoa, certamente não será recomendado que lhe leia o verso acima transcrito. Essa, dentre outras Sentenças Bíblicas, deve ser descoberta com o tempo e pelo aprendizado natural, pela própria pessoa, cuja percepção lhe será revelada pelo Espírito Santo, nela. Daí, sim, ela será convencida, e não se ofenderá, pelo contrário, exultará!

© Amor-Perfeito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: