Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Foto Imagem (Arco-Íris)

.

FOTO IMAGEM

.

Arco-Íris

Arco-Íris

.

Pela história de Noé nós aprendemos que o Arco-Íris é um símbolo de uma aliança feita por Deus Pai com os homens: Estabeleço convosco a minha aliança: Não mais será destruído tudo o que tem vida pelas águas do dilúvio; não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, por gerações perpétuas; o meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança entre mim e a terra. Sempre que eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós e todos os seres viventes de toda a carne. As águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir tudo o que tem vida. O arco estará nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de todas as espécies, que estão sobre a terraGênesis 9: 11 a 16.

Claro que existem aqueles que preferem a definição científica, e que não creem na Sentença Divina acima transcrita. Para estes, o Arco-Íris é meramente um “fenômeno  natural resultante da dispersão de luz solar em gotículas de água suspensas no ar, que se amolda na curvatura do planeta e, portanto, se mostra como um conjunto de arcos coloridos”.  No Wikipédia temos outra definição, um pouco diferente: “Um Arco-Íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido, de sete cores, no entanto, a grande maioria das pessoas consegue discernir apenas seis cores, e o próprio Newton viu apenas cinco cores, e adicionou mais duas apenas para fazer analogia com as sete notas musicais”. Ora, tudo bem, cada pessoa tem o Direito, por assim dizer, de achar ou crer no que quiser.

São sete as cores do Arco-Íris (será que é coincidência o sete – 7 – ser o número sagrado e perfeito de Deus?), na ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul índigo e violeta. O Arco-Íris é também conhecido por: Arco-Celeste, Arco-da-Aliança, Arco-da-Chuva e Arco-da-Velha. E não só no Cristianismo o Arco-Íris tem conotação de Sagrado, mas também no Islamismo e no Judaísmo. Todas essas três religiões concordam com o estabelecimento do Arco-Íris como aliança de Deus com os homens, a partir da história de Noé. Não se pode negar, pois, que o Arco-Íris é um símbolo antigo, ligado a Deus, e deve ser utilizado pelos homens (se for utilizado) com parcimônia e responsabilidade. É um “colírio” para os olhos ver um Arco-Íris, pois é uma visão das mais extraordinárias e belas. Além disso, inevitavelmente, nos lembra de que Deus Existe e, se quisermos, podemos com Ele conviver.  

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

