Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Lucas 5: 11.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“E, levando os barcos para a terra, deixaram tudo, e o seguiram” – Lc. 5: 11.

Durante o curso da História da Humanidade muitas pessoas se dispuseram a largar tudo o que tinham e a anular o seu “eu” (ou ego), a fim de se dedicar exclusivamente ao serviço de Deus. Contudo, isso não parece ser a regra, mas, sim, a exceção. Tendo em vista o todo (Povo de Deus), são poucos os que se põem nessa situação. Para viver essa experiência e nesse estado, no entanto (creio), a pessoa precisa ser agraciada com um dom, Divino, que a coloca acima de suas forças e lhe proporciona um domínio diferenciado de sua própria vontade, objetivos e demais interesses. Com toda certeza quem está nessa situação sofre inúmeras privações e se vê constantemente diante de muitas provações, pelo fato só de se sacrificar e de se doar em prol do Reino de Deus.

No contexto do verso acima transcrito vemos algumas pessoas que se encaixam perfeitamente nesse estado/situação. Consta que Simão Pedro, Tiago e João, que foram mais tarde contados como discípulos de Jesus, largaram tudo e seguiram o Mestre. Eles não eram os únicos pescadores do local naquele momento e havia ainda muita gente ouvindo a pregação de Jesus, que se utilizou de um barco como plataforma para ensinar a multidão e ser visto e ouvido. Logo, havia ali muitas pessoas, mas apenas três deixaram tudo e O seguiram. O trecho Bíblico em questão (Lucas 5: 1 a 11) é muito bonito, especialmente pela analogia feita por Jesus quando disse aos três que faria deles “pescadores de homens”, visto que eles eram pescadores por profissão e o milagre realizado naquela fantástica ocasião teve ligação com uma pescaria farta e improvável.

Veja-se que havia muita gente ao redor de Jesus, mas somente três pessoas foram por Ele especificamente chamadas, com propósito certo. E é isso que nos faz pensar e refletir que viver exclusivamente para o Reino de Deus é mesmo mais do que simplesmente possuir um dom, pois requer também um chamado. O serviço está vinculado, ainda, a ouvir esse chamado. Simão Pedro, Tiago e João foram chamados direta e fisicamente por Jesus, ouviram o chamado e foram capacitados segundo a vontade de Deus, aos poucos, não só com os dons que lhes foram concedidos, mas também pelo privilégio e pelo aprendizado de estarem constantemente na presença do Cristo de Deus. O restante da multidão continuou tocando as suas vidas, anônimos, muitos contados como Povo de Deus e, ainda, nutrindo amor sincero pelo Senhor. Certamente serviram a Deus desta ou daquela forma, mas não com dedicação exclusiva, que é compromisso para poucos.

Logo, o normal é estarmos inseridos no conjunto que compõe a maioria do Povo de Deus, conduzindo as nossas vidas em paz, segundo a Graça de Deus, e buscando sempre fazer a vontade do Pai, por suas regras e Mandamentos (Bíblia Sagrada). Muitas pessoas se destacam pelo serviço exclusivo, é verdade, e acabam bem conhecidas de todos, mas a maior parte fica mesmo no anonimato. Como dito, isso não quer dizer que essas pessoas não sirvam a Deus, apenas indica o envolvimento delas com outras atividades e aponta para um serviço não exclusivo. Se todos largassem tudo e passassem a se dedicar unicamente ao serviço de Deus a sociedade seria um caos. Há pessoas de Deus nas mais variadas condições, e o Corpo de Cristo se completa com essa diversidade. De outra banda, não há um cristão sequer que se esquive do serviço, pois todos podem colaborar de alguma forma, ainda que seja tão somente com um singelo sorriso ou mero abraço em alguém. Jesus disse que quem desse um “copo de água fria” a quem necessitasse, de modo algum perderia seu galardão (Mateus 10: 42). Sem culpa ou peso, pois, sirvamos ao Senhor em paz, segundo os nossos dons e possibilidades, sempre fazendo o bem e sendo sinceros com Deus Pai, em Jesus.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: