Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Salmo 119: 14.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Folgo mais com o caminho dos teus estatutos, do que com todas as riquezas” – Sl. 119: 14.

Talvez seja difícil para o ser humano repetir as palavras do verso, de coração, com toda honestidade e pureza. As riquezas, ainda que diminuídas ao mínimo de subsistência, têm uma influência imensa sobre nós, que tememos ficar sem o que já conquistamos ou temos, ou passar necessidades. Isso sem falar em ganância, que é estado pior e lamentável. Lembro-me, nesse passo, de Jesus falando aos Seus discípulos sobre a oferta da viúva pobre, que depositou tudo o que tinha (todo o seu sustento), na Arca do Tesouro (Gazofilácio) do Templo (Lucas 21: 1 a 4). Esse verso lhe cai bem (à viúva).

Alguém poderá dizer: “Ora, mas eram apenas duas moedas de pouco valor…”. Sim, de fato, eram apenas duas moedas de pequeno valor, mas era tudo o que a viúva pobre tinha de dinheiro naquele momento. E Jesus nos diz que era o seu sustento, não importa se para um dia ou o suficiente para uma mera e única refeição. Nós não sabemos o que tal ato significou para ela e o porquê de ela ter agido assim. Certo é, no entanto, que ela se privou de tudo quanto tinha (dinheiro), e as riquezas podem ser valoradas de modo proporcional. Uma pessoa, eventualmente, que tenha muitos bens bem pode ser mais fervorosa e íntegra perante Deus, do que alguém que seja pobre. A medida correta seria (é, creio), então, o estado de espírito do coração da pessoa para com o Senhor.

É impressionante como há pessoas que gastam suas vidas atrás de ganhar e de ter dinheiro (e dos confortos que ele proporciona), não raras vezes, para tanto, obtendo-o de modo ilícito e ilegítimo. E quem obtém dinheiro de modo ilícito, geralmente, nunca se contenta: quer cada vez mais. A Bíblia nos diz que devemos ganhar o nosso sustento com o suor dos nossos rostos, isto é, trabalhando e com esforço (Gênesis 3: 17 a 19). Contudo, ai daquele que é desonesto, de algum modo: Trabalhar por ajuntar tesouro com língua falsa é vaidade, e aqueles que a isso são impelidos buscam a morteProvérbios 21: 6. Por outro lado, muitas vezes, há pessoas que são viciadas em trabalhar, o que também não é algo bom nem recomendado. Nós devemos ter também momentos de descanso, caso contrário, comprometemos o nosso bem-estar (e das pessoas próximas) e até a nossa saúde. Nós precisamos ter equilíbrio, aliás, em tudo o que venhamos a fazer nesta vida.

Não é pecado ser rico. Pecado é colocar as riquezas acima da honra e do amor que devemos a Deus. E a melhor situação que nós podemos estar (e estado ideal de ser) se perfaz quando os dizeres do verso são a nossa realidade, de forma natural, de verdade, sem hipocrisia. Ou seja: Deus sempre vindo em primeiro lugar, como foco principal de nossos interesses. Isso revela a confiança que depositamos no Senhor, tal qual a confiança que vemos naquela viúva pobre, pelas palavras de Jesus (Lucas 21: 1 a 4). A vida cristã, apesar de a vida ser breve, é um longo caminho. E enquanto caminhamos devemos perseguir a percepção e a consciência em nós de quem Deus Pai verdadeiramente é. A Bíblia Sagrada nos dá “pistas” disso, isto é, do Caráter de Deus. Se realmente tivermos discernimento sobre isso nada mais nessa vida nos afetará. Oro, pois, em favor de todos nós, em Jesus, para que o Senhor nos dê a graça de realmente vivermos assim e de podermos nos revelar aos outros, em verdade, dizendo ao Senhor: “Folgo mais com o caminho dos teus estatutos, do que com todas as riquezas”Salmo 119: 14. Amém.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: