Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 12: 28.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Na vereda da retidão há vida, e nesse caminho há imortalidade” – Pv. 12: 28.

Quando passei os olhos por este verso, o que chamou minha atenção foi a palavra “retidão”. Gosto muito desta palavra: “retidão”. Muito mesmo. Todas as pessoas que se dizem crentes em Jesus deviam observá-la, atentas, pois as implicações e os desdobramentos dela advindos são enormes e vitais. Só pelo que o verso nos expõe, numa leitura rasa, já dá para ver e entender que havendo retidão há vida; contrário senso: sem retidão, morte. Logo, é questão de vida ou morte.

Retidão” é a qualidade de alguém de ser reto, autêntico, verdadeiro, sincero. Numa linha reta não há desvios, então, num sentido figurado se diz que quem é reto em sua essência age sempre com retidão, não se desvia de seus princípios nem se corrompe. Tem retidão, pois, quem demonstra ter senso de integridade e de justiça, quem tem um caráter íntegro, e por conta dele se comporta sempre com razão e bom senso, lúcido e presente de espírito, em favor da ética e do dever de ser bom e de fazer o bem, enfim, cônscio de tudo isso. Há nele respeito e limites. Alguém que possui retidão em si mesmo está em constante autoanálise, verdadeira vigília para evitar deslizes, antecipar erros e se adequar, além de corrigir o que se mostrar necessário, quando necessário. É possível deduzir que uma pessoa qualquer seja reta por seus atos e condutas, mas retidão, em verdade, não é algo que se vê. Salvo Deus Pai, que tudo vê.

E é aqui que o maior problema ocorre. A retidão devida a Deus é mais expressiva e profunda que aquela demonstrada entre os homens. Na interação da vida em geral a pessoa que é reta não deixa de ter retidão, mas ela nunca se expõe totalmente. Só o tolo se expõe (mais do que o estritamente necessário) aos homens. Há o que podemos chamar de “reserva mental”, coisas que não se dizem ou jamais são reveladas, até porque poderiam causar um “caos social”. Há uma “dança de personas” (persona = máscara), que é normal na vida em sociedade, nas interações humanas em todas as áreas. Excesso do que podemos chamar de “honestidade de opiniões e de pareceres” não é algo sadio nem recomendado. Exacerbada transparência de posições, ideais e pensamentos traz ao ser humano que assim se conduz muitos e muitos transtornos e embaraços. Contudo, isso não funciona com Deus.

Uma coisa, pois, é o convívio da pessoa com os homens; outra completamente diferente é o trato dela com Deus. Não se usa “máscara” quando se fala com o Senhor. Quem se aventura a isso, brincando com as palavras, é imediata e sumariamente “desmascarado”. E além de não ser possível a utilização de “máscaras” para se interagir com Deus, é impensável não se ter retidão para com o Senhor. Deus Pai não se deixa enganar, não aceita barganhas, não se comove com quem se faz de vítima; o Altíssimo não participa de negociatas, não se vende nem faz política, tampouco se corrompe. O Senhor Deus é o Todo-Poderoso, Independente, Soberano, Justo; Ele é Onipresente, Onisciente, Onipotente. Ser pessoa reta e autêntica desagrada a muitos. O ímpio, por exemplo, odeia o íntegro. Mas Deus Pai aprova aquele que conduz sua vida com retidão, e se agrada mais ainda quando a pessoa estabelece intimidade com Ele, de forma aberta e transparente, isto é, com retidão. E é a Ele que temos de agradar, independentemente do resto. Há, ainda, uma satisfação pessoal naquele que é reto, porém, a melhor coisa que nos pode acontecer é percebermos o Senhor satisfeito conosco. Portanto, devemos ser retos e autênticos não só por ser o correto e desejável a qualquer um, ou mesmo pela vida que Ele nos proporciona, mas por puro louvor e grata honra ao Seu Caráter, por Jesus, em amor e gratidão.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: