Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Mateus 9: 9.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Passando adiante, Jesus viu assentado na coletoria um homem chamado Mateus, e lhe disse: Segue-me. Ele se levantou e o seguiu” – Mt. 9: 9.

Alguém consegue imaginar as implicações do verso? Jesus diz a Mateus “Segue-me”, e ele simplesmente larga tudo e O segue? Como assim? Bom nos é lembrar que Mateus (também Judeu) era coletor de impostos e considerado pelos Judeus como traidor da nação, exatamente por servir a Roma nesse nefasto ofício, que oprimia o povo. Por conta disso, era ele odiado pela maioria e tido por pária. Este homem, que provavelmente era ganancioso, egoísta e desonesto, não hesitou quando ouviu o convite do Mestre, e a Ele se entregou de corpo e alma. 

É preciso frisar que Jesus dirigiu a Mateus um convite, e não uma ordem. Fosse uma ordem, e Mateus não teria opção senão obedecer. No entanto, Jesus lhe fez um convite, e ele prontamente o aceitou, apesar de poder tê-lo recusado, se quisesse, fazendo uso de seu livre-arbítrio. Gosto de pensar que Mateus foi “inundado” pelo Espírito Santo naquele grato momento, mesmo sem saber o que lhe acontecia, de modo que uma felicidade nunca antes sentida lhe foi impingida. Assim, Mateus, invadido por um sentimento sobrenatural de grandeza e de paz, maravilhado e atônito, ignorou tudo o que era e tinha (talvez uma fé fora do normal tenha movido Mateus…), para se lançar no desconhecido mundo que lhe oferecia o então pouco conhecido e nada valorizado “Profeta Nazareno”. 

Cumpre-nos lembrar, sempre, que a autoridade de Jesus era questionada por muitos naquela época. Aliás, como acontece hoje em dia, e como aconteceu e acontecerá em todas as gerações. Porém, Mateus nada questionou, ouviu a voz do Mestre, e O seguiu, aparentemente sem reservas. Quem, entre nós, teria essa coragem de largar tudo num só instante, e seguir a Jesus sem hesitar, deixando tudo para trás? Mateus deve ter sofrido muito com sua decisão. Deve ter perdido todo o seu patrimônio, e deve ter sido perseguido pelos Romanos, por ter abandonado seu posto. E sabe-se lá Deus o quanto mais de problemas ele teve de suportar e encarar.

Entretanto, Mateus foi alvo do amor de Deus, e uma frase de Albert Einstein define bem tudo isso: Se um dia você tiver que escolher entre o Mundo e o amor, lembre-se: se escolher o Mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele você conquistará o Mundo. E a notícia boa é que nem sempre o convite de Jesus implica em necessidade de deixar tudo para trás, como foi com Mateus, mas, sim, por outra banda, apenas resta à pessoa o dever de adequar sua vida à vontade de Deus Pai. Foi assim comigo e, talvez, com você, que lê este texto. O exemplo de Mateus foi extremo e, por certo, ainda acontece. Isso porque Jesus Cristo impacta todos aqueles que O conhecem e que com Ele andam. Mateus foi impactado de forma mais intensa, em sua conversão a Deus, e a conversão a Deus ocorre justamente quando nos encontramos com Jesus.

De todo modo, o convite do Mestre é universal, e não só para Mateus. Jesus convida a Humanidade a segui-Lo. É um convite aberto, cujo prazo de validade é a vida da pessoa. Enquanto há fôlego, o convite não expira. O Senhor Jesus nos convida (a todos) a segui-Lo. Há uma primeira vez, um encontro inicial, é verdade, mas esse convite permanece hígido por toda a nossa vida, desta feita com o intuito de nos impelir a fazer a vontade de Deus e O agradarmos em nossas condutas e ações. Então, se você já aceitou o convite de Jesus, faça-o valer durante sua vida; se você, por outro lado, ainda não ouviu a voz do Mestre, Ele agora te diz “Segue-me”. “Largue tudo”, pois, e vá atrás Dele, sem hesitação; siga-O, com fé, e conquiste o Mundo com o amor de Deus.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: