Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Lucas 13: 30.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Deveras, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos” – Lc. 13: 30.

O Senhor não faz acepção de pessoas, nos ensina a Bíblia Sagrada. Contudo, há muitas diferenças entre os homens, em todos os aspectos possíveis. Na verdade, não há uma pessoa sequer que seja igual à outra. Todos nós somos singulares, únicos, cada qual com as suas inerentes características, caráter e personalidade. Estamos todos, cada um de nós, em distintas fases e estágios de nossas próprias vidas. E essas diferenças causam entre nós toda sorte de tormentos, contendas, divisões, disputas e muita competição. O homem, ao contrário de Deus, comumente faz acepção de pessoas (fato).

De qualquer maneira, sempre que eu leio esse verso, inevitavelmente penso em uma fila. Os que estão no fim da fila, depois de certo tempo, passarão à condição de primeiros. Vão ganhando posições na medida em que as demais pessoas vão sendo atendidas. É uma boa “ilustração”, que se aplica a muitas áreas de nossas vidas, sem dúvidas. E nos ensina a paciência e a perseverança. Serve também para que jamais desprezemos ninguém, visto que, como nos diz a sabedoria popular: “o Mundo dá voltas” (e dá mesmo…). Hoje alguém está por baixo, amanhã bem pode estar por cima. E vice-versa. De todo modo, com certeza há filas nas quais ser o primeiro é flagrante desvantagem, como a espera no “Corredor da Morte”, por exemplo.

Entretanto, quando o Senhor Jesus proferiu essas palavras, Ele ensinava sobre a “porta estreita”, fazendo alusão à Salvação e ao Caminho de Deus que devemos percorrer. Há um contexto, portanto, apesar de o conteúdo do verso ter sido “popularizado” com outros sentidos. Na verdade tais palavras são de consolo e alento, pois que dirigidas especialmente àqueles que sofrem privações voluntárias de muitas coisas pelo Senhor, mudam seus entendimentos e formas de pensar, e buscam adequar as suas vidas à vontade de Deus Pai. Certamente estes se sentem os últimos, pois frequentemente são postos de lado, achincalhados, desacreditados, maltratados, desprezados, incompreendidos, vistos como fracos e fanáticos, e, ainda, para os ímpios, todos são um terrível incômodo e um bando de chatos, desagradáveis. Por conta exclusiva disso tudo é que o Mundo vê tanta desvantagem no serviço e na autoentrega de alguém a Deus. 

Diz a Palavra de Deus, no entanto: Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos que a encontram– Mateus 7: 13 e 14. Servir a Deus, pelos critérios do Mundo, não traz vantagens nem benefícios a ninguém. Mas Jesus nos ensina que vale a pena servir a Deus, fazendo alguns sacrifícios e concessões, e nos mostra esse Caminho excelente. Caminha conosco, em verdade. A aparente desvantagem de alguém que trilha essa Boa Vereda será posta à prova no Dia do Juízo (ou no fim da vida). E é neste momento que se aplica o verso, no seu sentido Bíblico: os últimos serão os primeiros, e os primeiros não terão lugar. Por isso o exemplo da fila não é adequado para demonstrar a Verdade Bíblica do verso. Fosse uma fila e todos seriam atendidos e admitidos, não? Mas não será assim. Quem opta por Jesus (em vida) será por Ele honrado; quem O despreza será por Ele desprezado. Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus. Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus– Mateus 10: 32 e 33. Em resumo, o melhor dos cenários para o ser humano é entregar-se a Deus, por Jesus, e ser paciente e perseverante nessa empreitada até o fim. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas só um leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” – 1 Coríntios 9: 24.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: