Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 21: 2.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações”– Pv. 21: 2.

Esse verso deve-nos impelir à introspecção. A ver se, refletindo, damos conta do nosso estado e situação, e Deus Pai nos oriente e, eventualmente, nos submeta à Sua boa correção e reta disciplina. A vida nos coloca diante de diversas situações, e completamos esse quadro com as nossas escolhas possíveis. No geral, nem sabemos direito porque somos assim e não de outro jeito qualquer, tampouco como a coisa toda irá se desenrolar adiante no tempo. Realidade é que todos nós temos o que o verso chama de “caminho”. E não há caminho igual ao outro, cada um tem o seu. Isso é fato. Incontestável (acho eu).

Passamos pela vida sem termos explicação de muitas coisas. Ficamos todos “no escuro” em muitos assuntos e questionamentos. Se fôssemos previamente instruídos a respeito de todas as coisas, erros não existiriam, só haveria beleza. Nós todos certamente buscamos acertar na vida com o que temos em mãos e, com aquilo que está ao nosso alcance, intentamos fazer o nosso melhor. Certo é, no entanto, que erramos todos, e muito, no decorrer da vida. Não há ser humano livre disso. E não há exceção a essa regra. Assim é que cada homem e mulher, vivos, buscam trilhar seus caminhos da melhor forma que lhes é possível, com a convicção, imagina-se, de que fazem as coisas certas. Isso seria o mesmo que dizer que seus caminhos seriam retos aos seus olhos. (Será que são?).

E se temos consciência da existência e presença de Deus, se a Ele um dia nos entregamos, acabamos por perceber que as nossas intenções contam mais do que as nossas ações. Essa percepção não é fácil. Como testemunho, eu demorei anos até me dar conta de que não adiantava nada estar em uma igreja qualquer, submetido aos seus atos e doutrinas, participando de suas atividades, forçando comportamentos mais pelos outros etc., e que isso fosse garantia de qualquer coisa perante Deus. Aliás, Deus Pai não está nas igrejas, mas nas pessoas, que são consideradas por Ele como Templos do Espírito Santo. O Santo dos Santos, local sagrado (habitado por Deus) do antigo Templo Móvel de Deus (o do deserto), está hoje localizado nos corações das pessoas, “Templos Móveis de Deus”. Por isso que o Senhor sonda os corações: porque Ele está no âmago do ser humano, no Santo dos Santos, isto é, no coração. (Ou será a consciência da pessoa, aquela voz interna que todos temos – o “eu”, a essência de cada um, o ser pelo ser, e o “coração” seria apenas empregado, no caso, como figura de linguagem? Como queiram…).

E se Deus Pai não encontrar retidão em nossos corações, bem, então, realmente estaremos com sérios problemas. Importante, nesse passo, é não confundir retidão com infalibilidade. O ser humano é falho, por natureza. Retidão é, assim, o modo como alguém se posta diante de Deus, mesmo estando ou agindo errado. É algo interno, intrínseco, ligado à intimidade da pessoa com Deus. Um tête-à-tête consciente da “voz interna” com a sublime “Voz de Deus”. Se houver integridade nisso (creio), e isso é difícil de expressar por palavras, talvez até haja tolerância de Deus para alguns erros. A vida do Rei Davi é um bom exemplo disso. A melhor possibilidade do homem parece ser a disposição de fazer todas as coisas de forma honesta, proba e íntegra, buscando a todo o momento uma “conexão” com o Senhor, a fim de errar menos e ser por Ele orientado, sempre. Em suma: não é o que a pessoa faz ou aparenta ser, que impressiona a Deus, mas, sim, o que a pessoa é: o ser pelo ser, “nu”. “Um grão de areia, contrito, com os braços abertos voltados para o Céu”. Sonda-nos, ó Senhor, e encontre integridade que Lhe satisfaça!

© Amor-Perfeito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: