Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

2 Timóteo 4: 7.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”– 2 Tm. 4: 7.

O Apóstolo Paulo viveu o Evangelho como poucos. Antes, perseguidor implacável da igreja; depois, convertido a Jesus, o Apóstolo dos Gentios. Em poucas palavras é possível definir quem foi e o que representou Paulo para os cristãos de todos os tempos, mas não há palavras suficientes que cheguem a dar ideia de tudo que ele fez, viveu, se alegrou e sofreu pelo Evangelho. As palavras do verso foram proferidas por ele próprio, Paulo, e descrevem com beleza extrema a essência de sua vida, pautada em servir ao Senhor Jesus.

Paulo, no entanto, não pode ser classificado como uma pessoa comum. Explicando melhor, Paulo era uma pessoa como qualquer outra, comum, mas não teve uma vida comum, tanto que ele foi responsável por boa parte da composição do Novo Testamento, com suas histórias e Epístolas. Ele era pessoa comum, mas como homem de Deus foi incomum, especial, pois recebeu uma comissão fora do comum, do próprio Senhor Jesus. Paulo ensinava o Caminho de Deus a quem estivesse disposto a ouvi-lo. Foi missionário, pregador, conselheiro, servo, amigo fiel. Trabalhava pelo próprio sustento e, por Jesus, abriu mão de tudo o que antes lhe era motivo de honra e orgulho. Sofreu duras consequências por sua persistência e insistência em pregar o Evangelho. Basta-nos ler a Bíblia Sagrada e tudo isso que foi dito se confirma com facilidade.

Paulo, antes de sua conversão a Jesus, estava em posição privilegiada na sociedade em que vivia. Estava ele acima da maioria do povo, em vários sentidos, de maneira que seu futuro se desenhava próspero e certo. Porém, reputou tudo como perda em favor de Cristo. Depois passou a ser espécie de tutor do povo, ministrando a respeito do Mestre e do Caminho de Deus. Dava testemunho do que lhe havia acontecido, de seu encontro com Jesus, e de como passou da condição de perseguidor a perseguido. Situação curiosa aconteceu com ele por conta disso: no início, quando buscava contato e convivência com os demais crentes, as pessoas tinham medo dele e fugiam, e se escondiam, até que se convenciam de que ele havia mudado de postura e de pensamento. Sua história é, pois, única, cheia de aventuras e de percalços, muito movimentada. Conhecemos, pelas Escrituras Sagradas, apenas uma parcela de toda essa bendita saga, que ainda assim nos é bastante proveitosa como exemplo de alguém perseverante e íntegro nas coisas de Deus.

Quando Paulo proferiu as palavras do verso, entretanto, ele estava já no ocaso de sua vida. Ele sabia que sua morte se aproximava. Provavelmente quase a totalidade das pessoas que vier a ler este texto dirá a si mesma que jamais será como Paulo. Contudo, que ninguém se aflija, pois o alvo das pregações de Paulo era mesmo o Povo de Deus. Nem todo mundo pode fazer ou mesmo almejar fazer o que Paulo fez. Ele foi único, e estava além do que poderia ser considerado acima da média. No entanto, com humildade, ele ensinava a todos, sem distinção, e desejava que todos fossem salvos. Essa era a missão dele. O que nos cabe nesta vida, Deus sabe. O Senhor nos dá dons, qualidades e oportunidades para que trabalhemos por Ele, servindo-O. Abençoando vidas e expandindo Seu Reino. Por certo somos povo (a maioria de nós), e não alguém tão “eminente” como Paulo, mas isso não nos impede de fazermos a nossa parte. Que todos nós possamos viver e trabalhar para Deus, apregoando “aos quatro ventos” Seu imenso amor por nós e a nossa grata dependência Dele, e no final de nossas vidas, como Paulo, termos o prazer e a satisfação de dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: