Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Miquéias 4: 1.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Mas nos últimos dias o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele todos os povos” – Mq. 4: 1.

Nem de longe o monte do Calvário é o mais alto. Tampouco é o que desperta algum interesse acima do esperado, pelo que dele se vê. Como está nas imediações de Jerusalém, em Israel, certamente é um local árido e, portanto, com pouco (ou nenhum) brilho a quem o contempla. Na verdade, o Gólgota sequer pode ser considerado um monte ou outeiro, pelo contrário, dizem os entendidos que era tão somente uma pequena elevação de terra, o suficiente, apenas, para estar acima da cidade.

Porém, era um lugar de sacrifício e dor. Condenados à morte eram crucificados ali pelos Romanos. “Caveira” é a tradução livre para seu nome, e alguns dizem que faz alusão à forma da colina, que teria a aparência de um crânio humano. Com todas essas informações já é possível saber que o Profeta Miquéias falava de onde o Senhor Jesus foi morto. E não por mera coincidência: foi justamente em um monte próximo (Moriá) ao Calvário que Isaque foi trocado pelo cordeiro, séculos antes (Gênesis 22: 1 a 18), em prenúncio aos acontecimentos então futuros, envolvendo o Mestre. Em rápida síntese, podemos assim definir o evento: Abraão fazia o papel de Deus (pois que entregava seu filho); Isaque representava a Humanidade, que foi trocada pelo cordeiro, este representando o Senhor Jesus.

No desenrolar da História, como bem sabemos, Deus Pai efetivamente entregou Seu Filho Unigênito, amado, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, e redimiu a Humanidade. Com a diferença de que Jesus era inocente e sem pecado, e nós culpados e pecadores. Um Isaque por um cordeiro, em figura de linguagem; múltiplos “Isaques” por um só Cordeiro, daí a realidade. Isaque = Humanidade; cordeiro = Cordeiro. Isaque = nós todos; cordeiro = Jesus Cristo, o Messias de Deus. Bela e extraordinária Profecia, linda e cumprida História, com final feliz.  

No final das contas, o Monte da Casa do Senhor foi, de fato, estabelecido. No Cume dos montes foi eternamente posto. E se elevou sobre todos os outeiros, em importância e majestade. A Ele concorrem todas as nações, e se curvam os poderosos e mesmo os descrentes, ainda que disso não tenham consciência (Romanos 14: 11). Grandes e pequenos, todos os povos, raças, línguas e nações, todo e qualquer ser humano, a Criação, a Ele se submetem. E se fez Rei dos reis, Soberano, pleno de majestade, Sua grandeza está acima do Everest, e nem o Céu pode conter a Sua Glória. Sem limite algum, como o Infinito, a Eternidade Lhe serve. Todo amor, pois, e toda honra e glória, ao Senhor Jesus!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: