Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 4: 11.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“No caminho da sabedoria te ensino, e pelas carreiras direitas te faço andar” – Pv. 4: 11.

É assim que Deus trata aqueles que se colocam sob Sua proteção, e que a Ele se entregam. Não há melhor caminho do que o da Sabedoria de Deus. Nele somos ensinados pelo Senhor a respeito de tudo o que é excelente. Maior proveito não há em qualquer outra vereda. O Senhor, segundo a Sua presciência, tem muito a revelar ao ser humano. E é com prazer que Deus Pai cuida de nossa educação e desenvolvimento.

Sabemos, no entanto, que trilhar o Caminho de Deus demanda considerável esforço pessoal e muito trabalho. É assim que Jesus nos descreve os dois caminhos possíveis nesta vida: Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muito são os que entram por ela. Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontramMateus 7: 13 e 14. Muitos, durante as suas vidas, sequer tomam conhecimento da existência do Caminho de Deus. Outros tantos são a Ele apresentados, mas são vencidos pelas próprias concupiscências e atrativos do Mundo. Alguns afortunados, no entanto, se encaixam bem e se adéquam na Vereda do Senhor.

E se adéquam justamente porque não são perfeitos. O Senhor Deus os faz caminhar pelas “carreiras direitas”, que é o mesmo que dizer que quando falham os ditos caminhantes, o Senhor os corrige. E a estes admoesta e consola o Pregador (o Rei Salomão) com as seguintes palavras: Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão, porque o Senhor corrige a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bemProvérbios 3: 11 e 12. Veja-se que este Trecho Bíblico nos ensina algo precioso: o Senhor corrige tão somente aqueles a quem Ele ama, e que O amam; e para os demais sobra somente o Juízo.

Talvez essa seja uma abordagem dura do tema ora em apreço, porém, é a que, de fato, corresponde à realidade. Qualquer que seja a repreensão do Senhor, certamente nos causa alguma tristeza, especialmente porque nos importamos com Ele, e não queremos errar ou ceder às nossas tentações. E qualquer que seja o Juízo do ímpio, igualmente lhe gera tristeza. Contudo, existe uma diferença extraordinária entre a tristeza com Deus e esta sem Deus: A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte2 Coríntios 7: 10. Todos esses argumentos nos levam a crer (e a admitir) que não existe caminho mais excelente do que o Caminho de Deus, que nos é proposto por Jesus Cristo e pela Bíblia Sagrada. Porque o que em nós está errado, Deus conserta e nos supre em força. E Ele nos perdoa e corrige até nossos erros ocultos, que nós mesmos não chegamos a perceber (Salmo 19: 12).

Por conta disso: Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento, reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredasProvérbios 3: 5 e 6. Se alguém, pois, está indo pelo caminho largo (e errado), ainda há possibilidade de voltar-se para a Vereda de Deus, lembrando que para este Caminho não existem atalhos e é ele estreito o tempo todo. Porém, é o único Caminho para a vida eterna, e que se nos mostra maravilhoso e pleno de realizações e de satisfação pessoal. Um último adendo, vital: só há salvação em Jesus Cristo, nosso Senhor (João 14: 1 a 6). Ao Caminho de Deus, pois!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: