Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Coríntios 15: 47.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O primeiro homem, sendo da terra, é terreno, o segundo homem é do céu” – 1 Co. 15: 47.

Como o homem é um ser fisicamente mortal, e sua passagem pelo Planeta é (de certa forma) breve (em face da Eternidade), pode-se dizer que é ele (nós todos) um autêntico peregrino. Ele passa, permanece por um tempo, e na sequência vai embora. A existência do ser humano tem prazo certo e determinado por Deus (cada qual tem a sua hora). Essas afirmações parecem óbvias, mas, como alguém já disse, muitas vezes é importante dizer o óbvio.

Entretanto, há outra face de nossas vidas que não deve (nem pode) ser ignorada: o lado espiritual. Existe um mundo espiritual, que não vemos, mas que está presente, sendo que alguns dizem que se trata de um mundo paralelo, em outra dimensão. A Física tem a pretensão de tentar explicar isso. E se ficarmos obcecados em descobrir o porquê disso tudo, perdemos tempo, pois é mistério de Deus. Pelo menos por agora. O melhor é resolver isso pela fé, porque a fé não tem lógica racional. Apenas tem-se fé, e pronto, crê-se, e pronto, tudo resolvido.

Contudo, parece que singelamente ter fé é uma “saída” confortável e nem tanto honrosa, como se fosse uma escusa de alguém negligente e acomodado. Mas não é assim. Na verdade, quem tem fé se aproxima de Deus, pois Deus se agrada de quem desse modo age. O homem precisa ter fé, e não só fé, mas esperança também, caso contrário a sua vida fica sem significado algum. Cai no lugar comum daquilo afirmado pela Bíblia, em certo contexto: “comamos e bebamos que amanhã morreremos” (Isaías 22: 13; 1 Coríntios 15: 32). Não que a esperança seja vã, isto é, diante da necessidade de se ter esperança, se tem esperança de forma forçada em algo não verdadeiro, ou em qualquer coisa. Não é esse o raciocínio correto. Nós termos esperança em Deus Pai, que é real. E se não temos esse conhecimento e essa consciência, ficamos com o “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Essa é uma filosofia de vida perigosa, sem freios e com pouca (ou nenhuma) integridade, mas o pior é que custa a vida da pessoa, visto que quem assim vive sela seu destino na Eternidade.

Esse é o primeiro homem, da Terra, sensual e ignorante com relação ao Reino de Deus inaugurado. Este vive segundo os rudimentos, tendências, tradições, modismos do Mundo. Ele segue a multidão, anda atrás daquilo que o senso comum procura. Está atento às novidades e só tem compromisso com a vida, nunca com a morte. Aliás, esta para essas pessoas é uma tragédia irremediável. Querem viver o máximo possível, não importa como e em que estado físico, e querem os seus por perto, indefinidamente. É assim porque não têm esperança. Sofrem bastante. O segundo homem é do Céu, mesmo estando na Terra. Este desenvolveu intimidade com Deus Pai, por Jesus, e tem fé e esperança. Vive na condição de peregrino, pois que admite sua transitoriedade por aqui. Não teme a morte, porque sabe seu principal significado: separação de Deus. Sabe que o homem não fica indo e voltando desta Terra (Hebreus 9: 27), e que a vida é dádiva de Deus, única chance que se tem para escolher estar ou não com Ele. Essa escolha se faz em vida, visto que depois da morte o destino das pessoas está selado. Inferno é a Eternidade sem Deus. Assim, enquanto o primeiro homem “corre atrás do vento” (e faz o que bem entende), o segundo homem, crendo e confiando em Deus, toma para si as palavras do Apóstolo Paulo: Pois para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucroFilipenses 1: 21. E segue adiante na vida, tranquilo e confiante, em Jesus. A diferença (brutal) entre o primeiro e o segundo homem é ser conhecido de Deus, é estar com Ele e Nele, é fiar-se no Criador. O segundo homem tem esperança e intimidade com Deus. Vive seguro. O primeiro apenas e tão somente existe… E vive uma vida vã.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: