Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

João 19: 34.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Contudo, um dos soldados trespassou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água” – Jo. 19: 34.

Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo (João 1: 29 e 36), nos ensina a Bíblia Sagrada. Na Páscoa dos Judeus foi instituído o rito de se sacrificar cordeiros pelos pecados do povo (Êxodo 12: 46). O sangue desses animais era aspergido, derramado, visto que sangue, pela Bíblia, é sinônimo de vida. E a instituição da Páscoa relembra o livramento de Deus para com os Hebreus, quando os retirou do Egito com extraordinária manifestação de poder (Êxodo 12: 42). Há uma carga imensa de simbologia na história de Jesus comparada com a saga dos Hebreus, comentada. E tais símbolos confirmam para nós que Jesus é, de fato, o Messias de Deus.

Há também a história de Abraão e Isaque, na qual vemos que Deus proveu um cordeiro (carneiro) em lugar do holocausto de Isaque (Gênesis 22: 1 a 18). Parece evidente que essa provação de Abraão nada mais era do que uma representação da futura Paixão de Cristo. Abraão representava Deus Pai. Nós todos fomos representados por Isaque, que foi poupado do sacrifício, tendo sido substituído pelo carneiro provido pelo Senhor. Esse carneiro representava o Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus, que nos livra do pecado e que nos substituiu na Cruz do Calvário, e nos livrou da morte e da condenação eternas.

E essa é outra das muitas histórias, mas as similaridades não param por aí. Sim, porque diziam as Escrituras que desse Cordeiro Pascal, nenhum osso deveria ser quebrado (Êxodo 12: 46; Números 9: 12). Tal era uma ordenança importante a ser observada na celebração da Páscoa. E quando Jesus foi crucificado, nenhum de Seus ossos foi quebrado. Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: Nenhum de seus ossos será quebradoJoão 19: 36. Assim, Jesus era (e é) o legítimo Cordeiro de Deus, enviado para nos dar vida pelo derramamento (aspersão em todos nós) de Seu sangue, isto é, Seu sacrifício na cruz que resultou em nossa redenção.

E pela Profecia, as pessoas olhariam para Jesus, no dia de sua crucificação e chorariam amargamente, como se chora pelo primogênito (como foi no Egito) ou por um filho querido, havendo a informação, ainda, de que Ele, Jesus, seria trespassado, furado, cortado (Zacarias 12: 10). No verso constatamos o fato de que Jesus foi trespassado por uma lança de um soldado romano, e diz a Bíblia que dele saiu sangue e água. Sangue significando vida para todos nós, que Nele cremos. Água: a Palavra de Deus, os ensinos deixados pelo Mestre. Essa ideia é corroborada pelo registro de 1 João 5: 5 a 8, que nos diz, em síntese, que três dão testemunho na terra, e são concordes entre si: o Espírito, o sangue e a água. O Espírito é o Espírito Santo de Deus. O sangue, primeiro derramado por Jesus com propósito, somos nós todos hoje, testemunhas na carne do Cristo de Deus Pai. E a água é a própria Palavra de Deus, que nos lava e purifica. Esta é uma reflexão curta, apesar de bastante densa, com muitas informações. Porém, não há aqui espaço para ampliar o texto, e dar-lhe mais detalhes, de modo que a intenção é mesmo oferecer, a quem o leia, um panorama geral de um contexto maior que prova que Jesus é o Messias de Deus. Que se prestem estas singelas linhas, pois, a provocar em todos os interessados o início de um entendimento mais profundo a respeito do caráter e da identidade do Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo. E da participação de cada um nisso tudo.

© Amor-Perfeito

1 comentário

  1. mardoniosousa

    p

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: