Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Coríntios 2: 1.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria” – 1 Co. 2: 1.

Pelo verso o Apóstolo Paulo se dirige por carta aos Coríntios, habitantes de Corinto, que era uma cidade-estado da antiga Grécia. Interessante notar que Paulo sempre agia com humildade, mesmo sendo pessoa letrada e culta (Atos 22: 3; e 26: 24). Na ocasião mencionada, ele se refere a uma visita sua àquela comunidade para anunciar o Evangelho, porém, sem “afetações” ou com discurso persuasivo. Frisou que se tratava do Evangelho puro e simples, sem invenções ou acréscimos. Aliás, Paulo fazia questão de dizer que anunciava as Boas Novas de forma íntegra (Romanos 15: 18 e 19) e que estava sempre em paz com sua consciência (Romanos 9: 1). Em suma: Paulo tinha zelo absoluto pelas coisas de Deus Pai.

Pregar o Evangelho é uma tarefa nobre. A mais nobre. Quem a isso se presta não precisa de nada mais além de conhecimento da Bíblia Sagrada e do auxílio e intervenção do Espírito Santo. Esses são os requisitos primordiais, o resto é “perfumaria”. Aquele que pretende convencer ou persuadir alguém a seguir a Jesus está equivocado. O correto é anunciar as Boas Novas, sem aumentar ou distorcer qualquer coisa ou evento relacionado a Cristo, o que equivale a plantar uma semente. A pessoa que planta uma semente, pode até preparar a terra, mas, no fim, apenas a deposita num pequeno buraco, a cobre e rega. Até cuida do plantio, mas é Deus Pai quem faz o resto, exclusivamente (1 Coríntios 3: 6 e 7). E as marcas maiores disso são sempre a humildade e a integridade.

A oratória é de boa ajuda, mas deve ser usada não para convencer ou para persuadir, e, sim, para dar conforto aos ouvidos de quem ouve, e facilitar o entendimento. Lugares de culto bonitos, limpos e confortáveis são interessantes, porém, só têm valia se o Evangelho for pregado de forma íntegra e honesta. A imagem de quem prega também é algo importante: o ideal é que deva ser austera, sem exageros, contudo, igualmente é fator periférico, dependendo completamente do discurso da pessoa, que necessita estar alinhado com a Palavra de Deus, sem reservas. Com efeito, o que é vital para a função de pregador, como dito, é o conhecimento da Bíblia Sagrada aliado ao auxílio e à intervenção do Espírito Santo. A primeira coisa depende de algum esforço da pessoa; a segunda depende totalmente do Senhor.

O Evangelho é, assim, o testemunho de Deus, que desemboca inexoravelmente em Jesus Cristo. Se tal testemunho é, pois, de Deus, como pode o homem vir a desvirtuá-lo? Ainda que com “boas” intenções? O Apóstolo Paulo é claro em dizer que não criava nenhuma situação para convencer ou persuadir quem quer que fosse a seguir o Senhor Jesus. Heresia é pecado grave, visto que não corresponde à verdade. O apego à verdade é imprescindível a quem pregue ou pretenda pregar o Evangelho. De outro modo é um falso profeta. A Profecia (Bíblia) é de Deus, por isso, maldito o homem que a torce e distorce, ainda que tenha para sua defesa o fato de querer espraiar o bem. Não serve este argumento, se há qualquer tipo de distorção. O Apóstolo Paulo odiava as heresias e as combatia de forma ferrenha: “Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo” – 2 Coríntios 10: 5. Há falsos profetas entre nós. Todo cuidado é pouco. Jesus dizia que nos últimos tempos muitos viriam em Seu Nome, e enganariam a muitos (Mateus 24: 4 e 5); e completa e repete o Mestre, mais adiante: “Surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” – Mateus 24: 11. Atenção a isso tudo!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: