Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Daniel 3: 25.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano, e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses” – Dn. 3: 25.

O rei Nabucodonosor fez para si uma estátua de ouro, imensa, com vinte e sete metros de altura por cerca de três metros de largura. E apregoou que todas as pessoas do seu reino deveriam adorá-la, em dado momento, sendo a recusa punida com a morte. A sentença seria cumprida jogando o indigitado infrator em uma fornalha de fogo ardente. Alguns do reino, que não gostavam dos Judeus, sabendo que eles somente se prostravam diante de Deus Pai, delataram a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (companheiros de exílio de Daniel), informando a Nabucodonosor que eles não fizeram caso da ordem do rei. Este, pois, furioso, chamou-os e deu-lhes segunda chance, porém, inutilmente: eles se mantiveram fiéis ao Senhor. Então, à vista disso, mandou o rei aquecer a fornalha sete vezes mais do que o normal, atou-os e mandou que seus homens os jogassem na fornalha de fogo ardente.

A fornalha estava tão quente, além da conta, que matou os homens incumbidos de lançá-los lá dentro. E foram os três, assim, jogados na fornalha de fogo ardente. Contudo, passados alguns instantes, o rei, perplexo, verbalizou seu espanto com as palavras do verso, acima transcritas. Como pode alguém sobreviver à exposição ao fogo? Sem ser queimado e incinerado? Sem desaparecer por completo? Pois é, esta é a história que nos conta a Bíblia Sagrada e que, por fé, devemos tê-la por verdadeira. É um evento fantástico, totalmente fora dos padrões e à margem das leis da natureza, mas que ocorreu, de fato. É o relato de um livramento de Deus, dos mais lindos e espetaculares. Em suma, é uma passagem Bíblica maravilhosa.

De todos os pontos desse episódio, em resumo, temos que três homens foram jogados na fornalha amarrados, e o rei, atônito, via-os dentro da fornalha, soltos, passeando pelas chamas sem que estas lhes causassem quaisquer danos. Não bastasse isso, três homens foram jogados na fornalha, mas Nabucodonosor contou quatro homens lá dentro, e o quarto tinha aspecto e majestade tais, que foi por ele descrito como “filho dos deuses”. Na verdade, ninguém me tira da cabeça que esse quarto homem era o próprio Senhor Jesus, o Filho de Deus, do único Deus Santo e Verdadeiro, que nós bem conhecemos. Era o Senhor Jesus, pois, quem conversava com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Considero isso uma aparição “fora de hora” do Mestre, com todo respeito e consideração a opiniões diversas (friso bem).

Além da realidade (em termos espirituais), no entanto, essa singela passagem Bíblica, nos ensina muitas coisas, e nos consola. Veja-se que contra todas as expectativas, aqueles três homens foram soltos e não morreram queimados. E, ainda, estavam com Jesus bem ao lado deles. É assim que devemos encarar nossas provas e tribulações: se estivermos, porventura, nos sentindo “amarrados” e sem saída em alguma eventualidade da vida, saibamos, pois, que Deus está conosco (Emanuel), por Jesus, e que providenciará o livramento. Situações ruins, das mais diversas, se nos apresentam pela vida, nas quais nada podemos fazer. Era justamente o caso de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Porém, a Bíblia Sagrada nos ensina que algumas pelejas não dependem de intervenção nossa, mas tão somente de Deus Pai. Esse é o exemplo que nos dão esses três homens, que nada podiam fazer diante da fúria do rei. Então, quando estivermos nessa situação de impotência (rendidos), diante de algo, simplesmente devemos confiar em Deus Pai (a Ele nos entregar), e crer com fé que Ele nos libertará. Trata-se, pois, de uma linda mensagem de fé e de esperança, das mais fortes e incisivas, que nos impele a esperar e confiar em Deus Pai nas situações de crise extrema, ainda mais que, como por nós é sabido, para Deus nada é impossível: o Senhor, segundo o Seu propósito, pode nos livrar de qualquer coisa. Fé Nele, ora!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: