Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Daniel 2: 44.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído. Este reino não passará a outro povo, mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre” – Dn. 2: 44.

O Livro de Daniel é muito rico e interessante e, particularmente, é um dos meus preferidos na Bíblia Sagrada. Daniel, para aqueles que não sabem, apesar de ser um nome bastante comum entre nós, é palavra que vem do Hebraico, e significa “Deus é meu Juiz”. O verso acima é parte da interpretação de um sonho do Rei de Babilônia, Nabucodonosor, que lhe foi revelado por Daniel (tanto o sonho como sua interpretação), porém, por intermédio do Senhor (Daniel 2: 27 a 30). Tratava-se de uma visão de uma grande estátua, esplendorosa, cujas partes, de cima para baixo, vinham sendo compostas de ouro, prata, bronze, ferro e, por fim, uma mistura de ferro e barro.

Ainda segundo Daniel, pelo Senhor, essa estátua representava todos os reinos da Terra, sendo a cabeça de ouro representativa do próprio Rei Nabucodonosor. Os reinos adiante dele lhe seriam inferiores. O último reino seria um reino dividido (ferro e barro), cujos povos teriam se misturado pelo casamento, mas permaneceriam “desligados” entre si, na essência. Por fim, viu Nabucodonosor em seu sonho uma pedra ser cortada sem auxílio de mãos humanas, e essa pedra destruiu (esmiuçou) a estátua, espalhando aos quatro ventos o que dela sobrara. Não deixou nenhum vestígio de seus restos. E a pedra que feriu a estátua se fez grande monte, e encheu toda a Terra. Esse sonho (arrisco dizer) dizia respeito explicitamente à vinda de Jesus e ao Reino de Deus, que seria e foi (e continua sendo), de fato, estabelecido depois desta.

Veja-se que Jesus foi chamado na Bíblia de “Pedra de Esquina” (Isaías 28: 16; Atos 4: 9 a 12; 1 Pedro 2: 7) ou “Pedra Angular” (Efésios 2: 19 a 22; 1 Pedro 2: 6). E Jesus, falando Dele mesmo, disse a Simão: “E também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra (Jesus) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mateus 16: 18. Jesus, o Cristo de Deus, estabeleceu, pois, o “reino que não será jamais destruído” e que está “estabelecido para sempre”, que é formado por pessoas de todos os povos, raças, línguas e nações: o Povo de Deus. O Planeta está todo dividido em países, com fronteiras certas e delimitadas, e pessoas se casam entre si, misturando as nacionalidades, porém, isso não afeta as fronteiras nem o legado ou as tradições dos antepassados de cada povo/reino (Daniel 2: 43). Essa miscelânea de países existentes nada mais é do que um “reino dividido”, feito de “ferro e barro”, que será substituído pelo Reino de Deus, já inaugurado.

A “Pedra cortada sem auxílio de mãos humanas” (Jesus) esmiuçará e consumirá todos esses países (reinos), e não se achará mais lugar para eles, “… Mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte, e encheu toda a terra” – Daniel 2: 35 – 2.ª parte. Esse sonho do Rei Nabucodonosor retrata, pois, a vinda do Messias, Jesus, que estabeleceu um Reino que não tem fim. Desde Babilônia não se via Reino tão pleno de glória e poder. Jesus foi crucificado num monte em Jerusalém, chamado Gólgota (Caveira), ocasião em que mudou radicalmente o curso da história da Humanidade. Antes disso, porém, disse Jesus aos Seus discípulos: “Agora é tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” – João 12: 31 e 32. E assim foi. Essa é a nossa realidade hoje: o Reino de Deus foi inaugurado, mas ainda não está consumado. Quando consumado, desaparecerão os “reinos” como os conhecemos (países), visto que apenas o Reino de Deus subsistirá. E foi isso que aconteceu: o sonho se tornou realidade, embora ainda esperemos pela sua consumação.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: