Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Ezequiel 44: 28.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Eles terão uma herança; eu serei a sua herança. Não lhes dareis, portanto, possessão em Israel; eu sou a sua possessão” – Ez. 44: 28.

Essas são palavras de Deus, ditas pela boca do profeta Ezequiel. O contexto, em apertada síntese, nos diz que houve tempo em que as doze Tribos de Israel foram alocadas na Terra Prometida, cada qual em sua própria possessão (chamada de herança). Aos Sacerdotes Levitas (pertencentes à Tribo de Levi), no entanto, não lhes foi dada herança em terras, mas o Senhor lhes disse que Ele era a herança deles. Por óbvio que eles possuíam casas e tinham para si reservados locais para os seus animais Etc., mas não como as demais tribos: eles serviriam a Deus e ao restante do povo, tanto no Templo como em outros locais pré-determinados, continuamente.

E vendo o conteúdo do verso, uma reflexão me veio à mente: nos dias subsequentes à vinda de Jesus, já não há mais diferença entre o povo de Israel, formado pelas doze Tribos, tampouco entre aquele e os não Judeus. Existiam muitas regras e exigências, naquele tempo, para alguém ser considerado sacerdote. Hoje, não mais. Ao menos, não como antes de Cristo. Explico: Jesus é considerado Sacerdote máximo, o primeiro da Nova Aliança (Salmo 110; Hebreus 10: 19 a 22), o Filho de uma nova geração de filhos de Deus, que em tudo nos antecede. É, pois, o Primogênito de um novo Povo de Deus (Romanos 8: 28 a 30), que seria formado e ainda está se formando (nós, incluídos nisso). Logo, quando alguém se converte ao Evangelho, e passa a admitir que Jesus seja (é) Senhor e Salvador de sua vida, como realidade do Céu (espiritual), acontece de ser ele também considerado sacerdote (e filho). 

E a própria Bíblia Sagrada nos relata isso, de várias maneiras. O discípulo João nos contempla com a verdade dessa afirmação, quando escreveu sobre Jesus: “… e nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai…” – Vide Apocalipse 1: 4 a 8. E continua João, nos anunciando o Novo Cântico dos Quatro Seres Viventes e dos Vinte e Quatro Anciãos, a Jesus: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação. Para o nosso Deus os fizeste reino e sacerdotes, e eles reinarão sobre a terra.” – Apocalipse 5: 9 e 10. Logo, comprovado está que nós que O amamos (Jesus) fomos feitos sacerdotes (e filhos) de Deus Pai, e nossa missão é revelar Jesus às pessoas que ainda não O conhecem.

E qual seria a nossa herança, por esse prisma? Ora, a mesma dos Sacerdotes Levitas: o Senhor Deus e Pai. Sabemos que Jesus morreu por nossos pecados, para que tivéssemos vida. Então Jesus fez o papel de Testador. “Onde há testamento, necessário que intervenha a morte do testador, porque um testamento só é confirmado onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” – Hebreus 9: 17 e 18. E Jesus morreu por nós, de fato, e de uma só vez, se entregando na Cruz do Calvário (Colossenses 2: 6 a 15), em analogia aos sacrifícios de cordeiros, tanto praticado na época para expiação de pecados, e que precisava ser frequentemente repetido. Então, como conclusão à reflexão que me foi causada pelo verso, temos que no Testamento de Jesus, nós todos, na qualidade de Seus herdeiros, recebemos de herança o Reino Celestial, isto é, a Eternidade na presença de Deus Pai. Em resumo: Ele. Nada mal, não? Que o Senhor, pois, nos fortaleça com essa verdade. Aliás, esta é a tradução do Hebraico para o nome “Ezequiel” = “Deus Fortalece”. A mim e a você, assim seja.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: