Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Romanos 1: 16.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” – Rm. 1: 16.

Consta que o Apóstolo Paulo é o autor da Carta aos Romanos, de modo que essas são palavras dele. Antes de sua conversão a Jesus Cristo Paulo era contrário aos que aderiam ao que chamava de seita, e perseguia com fervor todos aqueles que se declaravam simpatizantes do “Caminho”. Sempre que podia os encerrava em prisões, e consentia, eventualmente, com a morte de alguns dos santos, que foram, mais tarde, e pela primeira vez, chamados de cristãos (Atos 11: 26), na antiga Antioquia (hoje Antakya, Turquia), e na presença de Paulo, por ironia ao seu lastimável comportamento precedente. Os cristãos eram, pois, todos aqueles que aceitavam de bom grado as Boas Novas, e criam que Jesus era o Messias prometido de Deus, o Salvador de Israel.

Aliás, pertinente é dizer que “Evangelho” é uma palavra de origem grega, e que significa justamente Boas Novas ou Boa Mensagem. Talvez a menção à vinda e à identidade de Jesus, resumidas como “Evangelho”, uma vez feita em grego (e não em Hebraico), tenha escandalizado bastante os Judeus, que criam no Messias como o Salvador de Israel, exclusivamente. Então, talvez, fosse um enorme sacrilégio, na visão dos Judeus, qualquer referência a Ele numa língua “impura”. Bem, estas são apenas conjecturas particulares… Porém, é inegável que Paulo, no verso, fala com propriedade a respeito de Jesus como sendo a salvação de todos, isto é, do Mundo todo, vez que diz e afirma “primeiro do judeu, e também do grego”. Primeiro do Judeu porque a salvação vem dos Judeus, dizem as Escrituras (João 4: 22). Isso só significa que a salvação foi apresentada em primeira mão aos Judeus (Romanos 11: 11), que tiveram dificuldades de aceitá-la de pronto (alguns não a aceitaram), e só depois, então, foi ela liberada aos demais (ao “Grego” = Gentios).

Assim, quando Paulo fala que a salvação é também do “Grego”, na verdade ele se refere aos Gentios, ou seja, a todos os outros povos, excetuando os Judeus. O “Grego” do verso, pois, representa todo o resto das pessoas do Mundo, que não nasceram Judias. Os Judeus são o povo eleito e escolhido de Deus (Isaías 45: 4), mas o Senhor, sem deixar de manter Sua promessa aos Judeus, abriu a possibilidade de que todos que quisessem pudessem fazer parte do Seu Povo Eleito (Colossenses 3: 11 e 12), que passou a ser Universal.

Finalmente, Paulo foi reconhecido na Bíblia Sagrada como o Apóstolo dos Gentios (Romanos 11: 13 e 14), apesar de tudo. Paulo era Judeu, fariseu dos mais devotos (Atos 26: 4 e 5), conforme seu próprio testemunho: “Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões, tanto a homens como a mulheres, como também o sumo sacerdote me é testemunha, e assim todo o conselho dos anciãos” – Atos 22: 3 a 5, 1.ª parte. Por isso tudo, e por seu marcante encontro com Cristo (Atos 9: 1 a 22), talvez, o Apóstolo Paulo, pesaroso (arrependido) de seus atos, estado e condições anteriores, tenha dito as palavras do verso, afirmando que não tinha vergonha do Evangelho, visto que passou a ter ciência de que se tratava simplesmente do “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”, isto é, de Jesus. Jesus! E todo o resto, bem, era resto: não valia a pena, não valia nada (Filipenses 1: 20 e 21).

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: