Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Habacuque 1: 2.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? ou gritarei a ti: Violência! e não salvarás?” – Hc. 1: 2.

Escolhi este verso, por mais de uma razão, na verdade, mas principalmente porque queria escrever algo sobre Habacuque. Além disso, essas perguntas parecem exprimir o desespero do profeta, e não é nada diferente daquilo que muitos de nós sentimos, por vezes: parece que Deus Pai não nos ouve, nas nossas aflições. E a minha opção por Habacuque para abordar esse tema (acho) é bem pertinente, visto que seu significado/tradução (de seu nome) na Língua Hebraica é “O que abraça” e, mais, segundo consta, a “chave” do Livro de Habacuque é “o justo viverá pela sua fé” (Habacuque 2: 4 – 2.ª parte). Vide também Romanos 1: 16 e 17.

Lindo, não? Entretanto, desde já esclareço: é certo que há um contexto por detrás das linhas do Livro de Habacuque, tanto histórico e fático, como com peso espiritual (e eu sei disso). Nesse passo, peço licença a todos para deixar de lado esse contexto, não totalmente, claro, apenas “um pouco” (“meio” de lado), para extrair das palavras do verso uma mensagem de alento e consolo. De antemão digo que é uma “licença poética”, não uma heresia, de modo que desde já me autorizem e perdoem.

Em primeiríssimo lugar, portanto, não posso deixar de logo comentar que o nome do profeta, Habacuque, quer-nos dizer a ação corrente de Deus para conosco: Deus Pai, que é Pai, é Aquele que nos abraça, “O que nos abraça”. Essa é a suma do amor de Deus por nós, que muitas das vezes não nos diz palavra, mas simplesmente e sempre nos abraça. O Senhor nos envolve em seu cuidado, e não nos perde de vista. Por vezes nos sentimos desamparados, sozinhos e, talvez, até mesmo abandonados, mas essa é uma falsa ideia e sensação da realidade, pois que nunca estamos sós: Deus Pai está sempre conosco, senão pelo ar que nos envolve e que respiramos pelo Espírito Santo que em nós reside, ou por Jesus Cristo, o Filho chamado Emanuel, que é o mesmo que “Deus conosco” (Mateus 1: 23). Preste bastante atenção nisso: Você NUNCA está sozinho! Receba o amor e o cuidado de Deus em sua vida: Ele te abraça, a qualquer tempo (João 6: 35).

Por isso, jamais confunda ensino, correção e disciplina de Deus com abandono. Ou displicência de Deus a seu respeito. Tampouco se sinta só. Confie Nele, de todo o seu coração, reconhecendo-O em todos os seus caminhos (Provérbios 3: 5 e 6). Coisas boas e más acontecem nessa vida, mas é certo que o Senhor Deus tem o poder e o dom de transformar todas essas coisas para o bem daqueles que O amam, segundo o Seu bendito propósito (Romanos 8: 28). Lembre-se: “o justo viverá pela sua fé” (Habacuque 2: 4 – 2.ª parte), portanto, tenha fé! E o profeta Habacuque termina sua participação Bíblica com uma oração (Capítulo 3), que confesso, foi um dos motivos que me impeliram a escrever este texto, pois que eu “queria porque queria”, muito, reproduzir aqui parte de suas palavras: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor é a minha força” – Habacuque 3: 17 a 19 – 1.ª parte. Isso diz tudo, não? Que essa oração seja a nossa, e que não nos falte confiança e fé Nele, nunca, pois que Ele é O Único em Quem podemos confiar com inteireza de coração e paz (Salmo 118: 8 e 9), e Ele nos abraça, e quando nos abraça… Não nos larga de jeito nenhum! Viu?

© Amor-Perfeito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: