Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 1: 23.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Convertei-vos pela minha repreensão; abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras” – Pv. 1: 23.

O ser humano é inconstante! E nada confiável… Deus Pai nos diz pelo verso que sempre intervém para nos recolocar “nos eixos”, nos ensinar e, também, para endireitar os nossos caminhos. E faz isso por intermédio da repreensão, da disciplina, do sofrimento, da dor… O Senhor nos repreende, é verdade, mas isso faz (de variadas formas) unicamente pelo amor que nutre por nós. Não é por outro motivo, e a Bíblia Sagrada nos testifica isso: Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da tua repreensão, porque o Senhor corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem– Provérbios 3: 11 e 12.

Interessante é a definição mais usual da palavra “converter” (para muitos, talvez, a única), que sugere o ato de conduzir alguém à religião que se julga ser a verdadeira. Esse é o uso corrente, reconhecido e utilizado pela maioria daqueles que usam o termo para se comunicar dentro de uma instituição cristã, referindo-se à adesão de alguém a Jesus Cristo (espera-se que seja a Jesus, não a uma igreja específica…). Porém, “converter-se” é muito mais do que isso, ou seja, vai além deste significado mais comum. Converter-se é também mudar de opinião, de rumo, de parecer, de modo de vida. É transformar-se, de alguma forma: arrepender-se, renovar condutas e ideais, além de estados (de espírito, inclusive), pensamentos (mente) e posições, é rever conceitos (e preconceitos ou pré-conceitos), enfim, é crescer, amadurecer, ganhar estatura na fé cristã. E é uma atividade constante, diária.

A vida cristã começa com uma “conversão/base”, chamemo-la assim, carinhosamente. Este é o ponto de partida, o início de tudo (ainda para os que creem em predestinação), certamente maravilhoso, e que não raras vezes vem acompanhado de um êxtase particular e peculiar, inesquecível e bastante marcante para a pessoa que o sente e vive. Bem, sem dúvida alguma, é mesmo um momento especial (talvez o mais especial possível). Contudo, no mais das vezes, a pessoa não tem consciência que essa “conversão/base” é o simples prenúncio de uma longa e árdua caminhada, muito trabalhosa, mas que em contrapartida também gera uma satisfação pessoal sem precedentes, inigualável com qualquer outra coisa que se possa pensar em fazer, a fim de se integrar como ser humano. Logo, a vida cristã requer de nós “conversões diárias”, em todo o tempo e sem limites de número, a fim de nos moldar à semelhança de Jesus e nos tornar homens e mulheres melhores, em todos os sentidos. Eis aí, pois, o tanto de trabalho árduo que nos sobra.

Mas não só de trabalho árduo vivemos, ora. Deus Pai nos recompensa pelos nossos esforços, e de duas maneiras: dá-nos Seu Espírito Santo e nos faz entender Sua Santa Palavra. Tornamo-nos, pois, pessoas agraciadas com a sabedoria de Deus. O Senhor nos dá conhecimento e entendimento, além de nos tornar seguros pela presença do Espírito Santo em nós, que nos encoraja e impele adiante pela vida cristã, e nos protege e auxilia na vida secular, “duas faces de uma mesma moeda”. E isso tudo acontece, nos promete o verso, em abundância. Não existe nada comparável ao fato de sermos morada do Espírito Santo e de entendermos a vontade de Deus Pai expressa em Sua Santa Palavra. É mesmo muita coisa para uma só pessoa, mas, mesmo assim, é o que recebemos Dele. Então, sejamos sinceros: não é muito que Ele nos peça para suportar Sua repreensão, é?

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: