Provérbios 28: 18.
* 1mVersículo 1aVerdade *
“O que anda retamente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo” – Pv. 28: 18.
Esse verso fala a respeito da Justiça de Deus, e não a dos homens. A justiça humana, por outro lado, é falha e corruptível, justamente porque é conduzida e administrada por homens, cujos interesses, no mais das vezes, não se coadunam com a justiça em si. As regras sociais devem ser, no entanto, observadas, e são sancionadas de várias maneiras em caso de violação. Mas aquele que se dispõe a observar a vontade de Deus sabe em seu íntimo que deve responder por seus atos diretamente ao Senhor, e isso, geralmente, lhe traz temor e reverência.
Não que “o perverso em seus caminhos” deixe de responder, também, de forma direta, a Deus. Na verdade todos os seres humanos tem um encontro com Deus no fim da vida, cujo intuito é o de Lhe prestar contas de seus atos. Não há quem escape disso, nem um sequer. Querendo ou não, pois, servindo a Deus em vida ou não, e/ou crendo Nele ou não, chegará o Dia de Juízo para cada um de nós. Será um momento difícil para muitas pessoas, se não estiverem regeneradas e justificadas em Cristo Jesus. E a Palavra de Deus nos diz que aquele que andou retamente será salvo.
Contudo, a própria Bíblia Sagrada nos ensina que é impossível ao homem andar retamente em toda a sua vida, ou em todo o tempo. O homem é pecador nato, e só se livra do pecado pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. O homem peca diariamente, e ninguém se livra desse peso de miséria sem a ajuda do Mestre. A diferença entre o reto e o perverso não está, pois, em deixar de pecar, mas, sim, em ser justificado por Jesus, que nos alivia o fardo do pecado e da dívida gerada pela sua prática (Colossenses 2: 11 a 15).
A vida é um sopro. E é trabalhosa e árdua. Muitas vezes encontramos satisfação pelo caminho, mas, no geral, vivemos com dificuldade sobre dificuldade. Quem crê em Deus, e se entrega a Jesus, entretanto, tem alívio geral, não sofre tanto. Ou, talvez, sofra menos… Porque tem esperança. E é alvo da graça e da misericórdia de Deus. De todo modo, andar retamente deve ser uma meta individual a ser perseguida, ainda que, bem sabemos, seja impossível de ser alcançada unicamente pela “força de nossos braços”. Somos todos falhos, e só vencemos se nos fiarmos Naquele que já venceu o Mundo (João 16: 33). Se tivermos em nós essa confiança, e o penhor do Espírito Santo (2 Coríntios 1: 21 e 22; Efésios 1: 13 e 14; 4: 30), Deus Pai nos resgatará em tempo oportuno, na hora certa e determinada, e seremos salvos. Retidão? Somente em Cristo Jesus: não há outro caminho e só Nele há salvação (Atos 4: 9 a 12).
© Amor-Perfeito
- Publicado em: 1mVersículo 1aVerdade
- Marcado:1v1v, 2 Coríntios, A vida é um sopro, alívio geral, alvo da graça, amor, amor de Deus, Amor-Perfeito, anda retamente, Andar, Atos, Íntimo, árdua, Bíblia, Bíblia Sagrada, Blog Jesus, cairá, Caminhos, Colossenses, Confiança, Coração, corruptível, Crê, Cristãos, Cristo, Cristo Jesus, Cruz do Calvário, Deus, Deus é amor, Deus Infalível, Deus não falha, Dia de Juízo, Dificuldade, Efésios, Escrituras, Espírito Santo, Esperança, Falha, fardo do pecado, Fé, fiarmos, força de nossos braços, Graça, Homem, Hora Certa, Jesus, Jesus Cristo, Jesus está vivo, João, Justiça de Deus, justiça humana, justificadas, Livro, Logo, Mensagens, Mestre, Miséria, Misericórdia, momento difícil, Mundo, no fim da vida, O amor não falha, Observar, Palavra de Deus, paz, Pecado, pecador nato, penhor do Espírito Santo, perverso, Prestar Contas, Provérbios, regeneradas, regras sociais, Responder, Retidão, Reto, Reverência, Sabedoria, Sacrifício de Jesus, Salvação, salvar-se-á, Salvo, Satisfação, Senhor, Seres Humanos, Sofre, Temor, trabalhosa, um versículo uma verdade, verdade, Verso, Vida, violação, Vontade de Deus