Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Atos 19: 13.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que estavam possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega” – At. 19: 13.

Este verso nos revela muitas coisas. Muitas coisas interessantes e importantes ao mesmo tempo. A primeira delas, não necessariamente na ordem posta, é a que nos mostra a existência de um “mundo espiritual”, que deve ser admitido e considerado. Numa dimensão aparentemente paralela à nossa, estão outros seres, espíritos de luz e de trevas, que nos influenciam de certa forma. Poucos de nós os veem; porém, eles todos parecem nos ver, e estão entre nós. Não só entre nós, mas o verso nos ensina que há espíritos malignos que podem “entrar” nas pessoas, de modo que as tornam possessas. Creio, nesse passo, que não há lugar para esses espíritos malignos se o Espírito Santo de Deus já fez morada e habita na pessoa, pois que a Luz exclui as trevas: ou Um ou outro, portanto.

Outro ponto que chama a atenção é o respeito por Jesus de quem não segue a Jesus, e não é de Jesus. Os exorcistas judeus ambulantes tanto conheciam a “eficácia” do Nome de Jesus, que procuravam usá-Lo em suas práticas. Sem sucesso, no entanto, como nos conta o verso, mas se arriscavam nesse intento, vez que viam Paulo pregar a Jesus, e viam também as manifestações do Espírito Santo nas pessoas, cujos resultados eram (são) inequívocos. O erro crasso deles consistia em buscar a obtenção de favores e vantagens pessoais, quando Paulo e seus companheiros de ministério, ou qualquer outro discípulo idôneo, apenas intentavam apresentar Jesus às pessoas, de graça e pela graça, dando-Lhe toda honra e glória. Pessoas hoje em dia também agem assim, como seus colegas exorcistas judeus ambulantes, deliberadamente e com má-fé, por proveito próprio. Mas é certo que os mais entendidos e comprometidos com seus grupos, organizações e/ou seitas, de suas cúpulas e altos escalões bem sabem que não há poder igual ao de Deus Pai, por Jesus, e mesmo assim O desafiam, servindo a outros deuses e espíritos malignos, por vantagens e benefícios imediatos e efêmeros (muitos indevidos) em detrimento dos eternos (mediatos e imediatos). Triste é essa realidade que nos diz que essas pessoas não andam sozinhas, em seus “descaminhos”, mas manipulam muitas e muitas outras, e as mantêm para si, em servidão, na mais equivocada credulidade.

Impressionante é que há e sempre houve quem quisesse deixar a Jesus de lado, para buscar magia, obscurantismo e misticismo. Senão por pura ganância, por ignorância, ou pelas duas coisas juntas. E isso até mesmo dentro de igrejas ditas cristãs: não há necessidade de se buscar uma seita declaradamente satânica para que se ateste isso. Porém, como no verso, eles tentam usar o Nome de Jesus, e o verso diz “tentam”, que é o mesmo que dizer que não conseguem êxito algum. Essas organizações ditas cristãs são as piores de todas possíveis, pois “misturam” verdade e mentira, e enganam a muitos. Fazem mercancia na Casa de Deus; bem, virá tempo em que Jesus os expulsará do Templo…

Uma última anotação, desta feita indo um pouco além, no verso 15: o espírito maligno que os exorcistas judeus ambulantes tentavam em vão expulsar de alguém lhes disse que sabia quem era Jesus, e que bem conhecia o Apóstolo Paulo, mas os desconhecia, e lhes deu uma sova, humilhando-os publicamente. E essa situação, por ironia, se perfaz na nossa segurança perante eles (os espíritos malignos): justamente pelo fato de que eles nos conhecem, e sabem que somos de Deus e que Ele nos guarda. Reconhecem o Espírito Santo em nós, e sabem que somos nascidos de Deus, e que não nos podem fazer mal (o maligno não nos toca!). Se alguém tiver alguma dúvida disso, convido-o, pois, a conferir tais assertivas em 1 João 5: 18 e 19, e que passe a viver seguro e em paz, no Senhor, por Cristo Jesus!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: