Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

João 15: 3.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho falado” – Jo. 15: 3.

Há uma analogia corrente, bastante conhecida, que compara o hábito diário da leitura da Palavra de Deus à necessidade que o ser humano tem de se alimentar, todos os dias, e pelo menos três vezes ao dia. Se nós não nos alimentamos, enfraquecemos. E quem ainda não ouviu comentários sobre pessoas fazendo greve de fome, que acabaram morrendo por conta disso? Pois é, acontece, vez por outra.

Essa vertente de pensamento diz (acho que com razão e propriedade, aliás) que se não lermos a Bíblia Sagrada diariamente, minguamos espiritualmente. É uma comparação bastante pertinente, na verdade, visto que quem não se alimenta, tem problemas físicos, e padece de fome e fraquezas de toda sorte. Pode adoecer e em casos mais graves (como dito), pode até gerar a morte. Então, como o corpo sente falta da comida que lhe fornece energia e combustível para a vida, o espírito e a alma sentem a falta da Palavra de Deus, “comida espiritual” cuja falta provoca um “vazio” no ser humano, tornando-o “anêmico” espiritualmente. “Barriga vazia”, ou, em outras palavras, um ser humano “faminto” (por conta de mente e coração vazios), tem transformada e prejudicada sua razão e presença de espírito (não pensa direito), e a pessoa fica suscetível a agir por impulsos, de forma irracional, a partir dos seus “instintos animalescos”, por assim dizer.

A comparação é boa, de fato, porque do mesmo modo como alguém que está faminto, e está de “barriga vazia”, a pessoa sem a Palavra de Deus tem o “coração vazio”, e também age instintivamente, comumente. Luta pela vida como pode, e se defende pelo que tem em mãos, vez que não confia em Deus Pai para protegê-la. Às vezes nem sabe o que lhe falta, e anda pela vida de forma desgovernada, por sua própria conta e risco. A pessoa deve estar, portanto, bem alimentada física e espiritualmente. E o verso acima faz outra comparação feliz, pois diz que os discípulos de Jesus (e nós também) estavam “limpos” por causa da Palavra de Deus.

De fato, a Palavra de Deus nos lava e purifica. Em várias passagens Bíblicas vemos a identificação da Palavra de Deus com a água, a exemplo de Efésios 5: 26, e da palavra de Jesus, que disse que quem tivesse sede, viesse a Ele e bebesse, e quem Nele cresse, rios de água viva fluiriam de seu interior (João 7: 37 e 38), porque somente Jesus tem em Si mesmo as Palavras de Vida Eterna (pela confissão de Pedro sabemos disso – João 6: 67 e 68). Além disso, em 1 João 5: 6 a 8, vemos que Jesus veio por água e sangue, isto é, por palavra e como homem, sendo que a Palavra de Deus dá testemunho disso no Céu e na Terra. No Céu, verso 8, “Palavra”, e na Terra, pelo verso 9, a “Água”, ambas representando a Palavra de Deus. E tudo isso vinha em Jesus com peso de simbologia, visto que era tradição dos Judeus o “lavar as mãos” com água, que era um ritual de purificação. Então, como sabemos que “morte” na Bíblia Sagrada tem conotação de “separação de Deus”, e para nos aproximarmos Dele, precisamos de certo esforço nosso; assim, que a nossa tradição seja a de ler a Palavra de Deus todos os dias, tanto para contornarmos a incômoda distância nossa de Deus, eventualmente, quanto para evitarmos uma possível “anemia espiritual” em nós, que tanto pode nos embaraçar e prejudicar. Em conclusão, pois, como comemos e nos banhamos todos os dias, em cuidado aos nossos corpos físicos, que também haja alimentos e banhos espirituais diários, para que tenhamos espíritos e almas esbanjando saúde. Limpos!

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: