Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

João 11: 10.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“É quando anda de noite que tropeça, pois não tem luz” – Jo. 11: 10.

O verso acima é um “silogismo” dito por Jesus (talvez, uma pequena parábola), bastante óbvio até, e que foi proferido na ocasião em que Lázaro adoeceu e morreu. Lázaro, aquele, irmão de Marta e Maria, que foi ressuscitado pelo Mestre. Aliás, esta é uma passagem surpreendente, linda, encontrada em João 11: 1 a 44. O mesmo trecho da Bíblia Sagrada que, segundo dizem, contém o menor verso das Escrituras: “Jesus chorou” – João 11: 35. Essas poucas e abençoadas linhas trazem em si mesmas, com toda a força do Céu, o amor e o sentimento de Deus Pai por nós.

Lázaro estava morto. E a morte dele trouxe desespero e desamparo, tristeza, para os seus entes queridos, sua família e amigos, principalmente. A morte tem um “quê” de algo definitivo, incontornável, o fim de tudo, incluindo das esperanças no futuro. Não poder mais ver e ouvir, tocar, alguém que se ama, é uma situação muito difícil, triste. Porém, Jesus tinha com Lázaro um “compromisso messiânico”. Não só com Lázaro, na verdade, mas com a comunidade em que ele vivia, com os Hebreus, com o Mundo. E conosco.

Parece que o verso acima transcrito nada tem a ver com “morte”. Porém, e eu nunca sei o porquê disso, este verso estava separado para ser comentado e fazer parte do 1mVersículo 1aVerdade. E quando fui escrever, soube da morte do pai de um grande amigo, irmão. Isso me afetou bastante, por vários motivos a respeito dos quais declino de registrar; mas, então, naquele exato instante, percebi que o verso em apreço tem muito a ver com “morte”, especialmente se trouxermos o entendimento disso para os nossos dias. Todos aqueles próximos a Lázaro se sentiram muito mal, tristes com sua morte, e não havia consolo pela perda que sofreram. Quando Jesus viu tanto desalento, até mesmo Ele chorou. E certamente não por Lázaro, pois Ele sabia o que havia de fazer em seguida. Jesus ressuscitou a Lázaro.

Assim, por mais que a morte nos traga dor e pesar, sabemos, no entanto, que há um Deus, Deus Pai, que chora por nós, que está ao nosso lado, mais do que ninguém, e que cuida de nós. A morte é algo natural, e cada um tem a sua hora própria. A vida tem começo, meio e fim. E Lázaro ressuscitou para provar a todos que Jesus era (e é) o Messias de Deus. Havia, pois, um propósito específico. Mas nem por isso o texto Bíblico deixa de ter uma mensagem para todos nós. Jesus conhecia as dores dos que sofriam por Lázaro, e conhece as nossas, quando sofremos por algum ente querido que tenha porventura nos deixado.

E veja-se que Lázaro, morto já havia quatro dias, estava, na verdade, nas mãos do Senhor, seguro. A morte, pois, a nossa própria (e a de nossos entes queridos), deve ser vivida por cada um, cada qual sozinho, sem a ajuda nem a participação de ninguém; mas a Palavra de Deus nos diz, por outro lado, que não estamos completamente sozinhos nessa aventura, porque enfrentaremos a morte com Deus Pai ao nosso lado. Fechamos os olhos aqui, e acordamos no Colo do Senhor, Lá. Ora, sem Luz não há esperança. E as trevas nos fazem tropeçar. Há neste Mundo quem esteja em trevas mesmo se debaixo de sol a pino, em pleno verão. E estes sofrem muito mais, porque suas esperanças estão nas coisas tangíveis, tão somente. À vista disso, para evitar “tropeços”, coloquemos nossas esperanças na Luz (Jesus), que é a Verdade e a Paz que iluminam os nossos caminhos. Somos peregrinos em terra estranha, todos nós. Estrangeiros vivendo no desterro. Fato. Então, que o Senhor nos console quando a peregrinação de cada ente querido nosso chegar ao seu termo. E nos socorra e esteja presente, também, em relação ao dia e momento de nosso ocaso. Que o Senhor esteja conosco, pois, sempre, e nos mostre, em nossos corações, a diferença entre “noite” e “dia”.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: