Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 19: 5.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapará – Pv. 19: 5.

O que é uma falsa testemunha senão alguém que falta com a verdade. Quem presta falso testemunho mente, logo, é um mentiroso. Diz que viu algo, ou sabe de algo, mas quando diz a outrem o que viu ou sabe, de graça ou por obrigação, distorce a verdade. E pior a mentira quando contém em seu bojo alguma verdade. Contudo, por que a pessoa vem, então, a proferir falso testemunho? Se não for coagida, daí uma escusa válida, certamente porque tem algum interesse em que a verdade não seja dita. Não raras vezes esse interesse é próprio, e assaz nefasto.

Deus Pai, de todo modo, abomina a falsa testemunha, e o diz de modo literal e expresso, que não deixa dúvidas (Provérbios 6: 16 a 19). Nessa esteira, bom frisar que testemunha falsa é qualquer pessoa em qualquer situação que, quando deve dizer a verdade, a oculta ou a distorce. Seja alguém na presença de um Juiz ou Delegado, ou entre amigos, testificando alguma coisa, seja um pregador quando prega o Evangelho e elabora um sermão a partir de uma ou mais heresias. Todos esses são falsas testemunhas. Todos faltam com a verdade. Nenhum deles ficará impune, e nenhum escapará do Juízo, nos diz o verso transcrito acima.

Há outro verso, ainda, no mesmo capítulo lido, quase idêntico ao ora comentado, que com ele corrobora, com exceção de uma palavra: A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras pereceráProvérbios 19: 9. Não há na Bíblia palavras inúteis, bem sabemos nós. Assim, se o Senhor fez constar dois versos parecidos (quase iguais) em um mesmo capítulo, é porque Ele dá muita importância ao que diz e, por certo, quer que prestemos atenção dobrada no fato: quem mente receberá punição, não escapará, e, ainda mais, perecerá. Os que se prestam a dar falso testemunho, portanto, estão longe de Deus e perto do diabo, visto que o diabo é considerado por Jesus como o “pai da mentira” (João 8: 44 a 47). Na verdade, pessoas nessas condições pertencem ao diabo, diz a Bíblia Sagrada (circunstância terrível…).

Há muitos exemplos Bíblicos de falsos testemunhos, muitos dos quais foram dirigidos a Jesus, quando julgado. Não se pode conceber um filho de Deus, remido e salvo por Jesus, se prestando a um papel destes. A verdade deve sempre ser dita, a qualquer preço, a todo custo. E se falamos da Verdade, isto é, se falamos da Palavra de Deus, com muito mais razão. Um trecho lindo das Escrituras espelha bem essa nossa obrigação, e é protagonizado pelo Apóstolo Paulo. Quando este santo homem defende seu apostolado, diz a todas as gerações: “Não ousaria dizer coisa alguma que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras, pelo poder dos sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo. De modo que desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, tenho pregado o evangelho de Cristo” – Romanos 15: 18 a 19. Essa é a consciência que devemos ter, sempre, sendo impensável nos acharmos, algum dia, na condição de falsas testemunhas. Especialmente no que tange às coisas de Deus (Bíblia Sagrada). Nesse passo, ainda utilizando Paulo como referência (perfeita), que nós o imitemos em verdade, segundo o que ele disse certa vez (e era a forma como agia e se conduzia, de fato): “Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo)…” – Romanos 9: 1.

© Amor-Perfeito

1 comentário

  1. mcvpereda

    Que maravilha ser lembrada que um dia a justiça será feita por Deus…pois pelos homens…duvido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: