Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

3 João 4.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Não tenho maior alegria do que esta: a de ouvir que os meus filhos andam na verdade” – 3 Jo. 4.

Talvez não exista no Mundo instituição mais dividida e desunida do que a dita igreja cristã. Por certo que as vertentes do Cristianismo pela História, com seus líderes e asseclas, fizeram muitas besteiras e foram responsáveis por muitos desencontros, não sendo outras as causas de tantas divisões. Grosso modo, entretanto, a igreja de Jesus Cristo começou una, mas, ao longo de seu percurso, foi-se dividindo, na maioria das vezes por conta de desentendimentos a respeito de doutrinas e por política (lutas pelo poder).  Claro que houve (e sempre haverá) aquelas pessoas que agiram (agem) com má-fé, e fizeram (fazem) da “religião” autêntica mercancia e troca de favores/interesses, em exclusivo benefício próprio (comércios de almas). Porém, essa é outra conversa e que fica para outra ocasião.

Então, voltando ao tema, assim foi que a Igreja Primitiva nasceu, isto é, a partir da vinda de Jesus Cristo, e se alastrou pelo Planeta, com a disseminação das benditas Boas Novas. No caminho de sua evolução, bem mais tarde, adveio a Igreja Católica, que teve várias dissidências posteriores durante o desenvolvimento de sua existência (que perdura até hoje, pois permanece), a exemplo da Igreja Ortodoxa. Da época de Jesus, ainda, permaneceu o Judaísmo, que não O recebeu como Messias de Deus. Mais perto de nós um pouco (alguns poucos séculos atrás) surgiu a Reforma (cujo protagonista principal talvez tenha sido Martinho Lutero), da qual nasceu o movimento conhecido por Protestantismo, e do qual provieram muitas ramificações ditas cristãs (denominações), além de seitas variadas. Enfim, uma confusão sem precedentes, visto que Jesus Cristo é um só.

E nisso o verso acima transcrito chamou-me a atenção, visto que cristão ou crente não é aquele sujeito pertencente a esta ou aquela igreja (instituição), mas, sim, aquela pessoa que “anda na Verdade”. Dessa afirmação extraímos várias implicações. A primeira, talvez óbvia, seria a de que muitas dessas instituições chamam para si o “monopólio da fé e da salvação”, coloquemos assim. Significa dizer que se alguém não frequenta determinada igreja, não tem a salvação. Esse é um erro grave, e arrisco dizer que mesmo nos lugares onde os líderes são quadrilheiros e bandidos, há no meio do povo alguns (ou mesmo muitos) que “andam na Verdade”. E estes, inobstante seus nefastos líderes, são salvos pela graça e misericórdia de Deus.

Em seguida, insta frisar que a relação de uma pessoa com Deus independe de qualquer igreja. Esta é lugar de celebração e de comunhão entre os homens, que ouvem a Palavra de Deus, e se instruem, e tomam parte na Mesa do Senhor, e atentam para as necessidades alheias, praticando a piedade. Contudo, a indispensável intimidade entre o ser humano e Deus somente é possível entre as partes interessadas, numa das pontas (sempre), o Senhor. Uma pessoa pode passar a vida inteira dentro de uma igreja, e jamais experimentar a intimidade com Deus Pai (isso é triste). O relacionamento franco e íntimo entre alguém e o Senhor Deus é para os que “andam na Verdade”, não importando a profissão de fé, mas o estado do coração, em Jesus (Romanos 10: 1 a 12). Vale, portanto, a intenção do coração, e não o exterior da pessoa, que se vê. O que só Deus Pai vê é o que importa, de fato. Nós, que somos néscios e tardios de coração em crer, deveríamos entender e bem saber disso… (de uma vez por todas, ora!).

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: